Reações adversas cetrizin

CETRIZIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CETRIZIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CETRIZIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dados de ensaios clínicos
Estudos clínicos têm demonstrado que a cetirizina, na dose recomendada, tem efeitos adversos menores sobre o SNC, que incluem sonolência, fadiga, tontura e dor de cabeça.
Em alguns casos, a estimulação do SNC paradoxal tem sido relatada.
Apesar da cetirizina ser um antagonista seletivo dos receptores H1 periféricos e ser relativamente livre de atividade anticolinérgica, casos isolados de dificuldades de micção, perturbações de acomodação dos olhos e boca seca foram relatados.
Casos de insuficiência hepática, com elevação das enzimas hepáticas acompanhadas de bilirrubina elevada têm sido relatados. A maioria dos casos se resolveu após a descontinuação do medicamento. Ensaios clínicos controlados duplo-cegos comparando cetirizina com placebo ou outros anti-histamínicos, na dose recomendada (10 mg por dia para cetirizina), cujos dados quantificados de segurança estão disponíveis, incluiu mais de 3200 pessoas expostas à cetirizina.
A partir deste agrupamento, as seguintes reações adversas foram relatadas para cetirizina 10 mg nos ensaios controlados por placebo em taxas de 1,0% ou mais:

Grupo clearance de creatinina (mL/min) Dose e frequência
Normal => 80 10 mg uma vez por dia
Média 50 – 79 10 mg uma vez por dia
Moderada 30 – 49 5 mg uma vez por dia
Grave < 30 5 mg a cada 2 dias

Estágio final da doença renal
Pacientes submetidos à diálise

< 10 Contraindicado



Embora estatisticamente mais comuns nos indivíduos que utilizaram o medicamento do que nos pacientes que receberam o placebo, a sonolência foi leve a moderada, na maioria dos casos.
Os testes objetivos, como demonstrado por outros estudos, sugerem que as atividades diárias não são afetadas com a dose diária recomendada em voluntários jovens e saudáveis.
As reações adversas em taxas de 1% ou mais em crianças na faixa etária de 6 meses a 12 anos, incluídas nos ensaios clínicos controlados com placebo, são:


Reações Adversas
(WHO-ART)

cetirizina 10 mg
(n= 3260)

Placebo
(n = 3061)

Distúrbios gerais
Fadiga

1,63% 0.95%

Sistema nervoso central e periférico
Tontura
Cefaleia

1.10 %
7.42 %

0.98 %
8.07 %

Doenças do Sistema Gastro-intestinal
Dor abdominal
Boca seca
Náusea

0.98 %
2.09 %
1.07 %

1.08 %
0.82 %
1.14 %

Transtornos Psiquiátricos
Sonolência

9.63 % 5.00 %

Doenças do sistema respiratorio
Faringite

1.29 % 1.34%

Doenças do Sistema Gastrintestinal
Diarreia

1.0 % 0.6%

Transtornos Psiquiátricos
Sonolência

1.8% 1.4%

Doenças do sistema respiratorio
Rinite

1.4% 1.1%

Distúrbios gerais
Fadiga

1.0% 0.3%



Dados pós-comercialização
– Reações incomuns (=> 1/1.000 e < 1/100): parestesia, prurido, erupção cutânea, astenia, mal-estar, agitação, diarreia.

– Reações raras (=> 1/10.000 e < 1/1.000): aumento de peso, taquicardia, convulsões, urticária, edema, hiperensibilidade, anormalidade da função hepática (aumento de transaminases, fosfatase alcalina, gama- GT e bilirrubina) agressividade, confusão mental, depressão, alucinação, insônia.

-Reações muito raras (< 1/10 .000): trombocitopenia, disgeusia, discinesia, distonia, síncope, tremor, distúrbios de acomodação ocular, visão turva, oculógiro, disúria, enurese, angiodema , erupções cutâneas medicamentosas, choque anafilático, tiques nervosos.

-Reações não conhecidas (as ocorrências não podem ser estimadas com os d ados disponíveis):amnésia ou alteração da memória, aumento de apetite, pensamentos suicidas, vertigem , retenção urinária.


Em casos de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.