Características farmacológicas choragon

CHORAGON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CHORAGON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CHORAGON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas Choragon® é obtido da urina de mulheres grávidas. A quantidade de HCG está indicada em unidades de ação biológica. O efeito hormonal da gonadotropina coriônica está baseado na capacidade de estimulação da biosíntese de esteroides sexuais nas gônadas (ovários e testículos). A ação do HCG é qualitativamente igual ao da gonadotropina pituitária (LH – hormônio luteinizante). No entanto, o HCG possui uma meia vida significativamente maior, levando a uma ação mais forte no caso de administração acumulativa. Nos ovários, o HCG estimula as células luteais que auxiliam na produção de progesterona e estradiol. A administração de 5.000 U.I. a 10.000 U.I. de HCG em mulheres com os folículos maduros (por exemplo, após a estimulação com menotropina, como: Menogon® e Menopur®) induzem a ovulação em cerca de 36 horas após a injeção intramuscular. Injeções repetidas (3 a 7 vezes) de HCG (1.500 U.I. a 10.000 U.I.) na fase luteal, aumentam o tempo de vida do corpo lúteo e também a fase secundária do endométrio. Nas células de Leydig, Choragon® estimula a produção de testosterona e de outros esteroides sexuais.
A administração única de 5.000 U.I. em meninos e homens aumenta a secreção de testosterona de uma forma bifásica, sendo o primeiro pico máximo após 2 a 4 horas e o segundo pico máximo entre 48 e 72 horas. A quantidade máxima de estradiol é atingida em aproximadamente 24 horas após a administração de HCG. Este princípio é usado para o diagnóstico diferencial entre criptorquidismo e anorquidismo.
Propriedades farmacocinéticas
Choragon® é administrado por uma injeção intramuscular. O máximo de HCG na corrente sanguínea é atingido após 4 a 12 horas (dose-dependente) e após diminui com uma meia-vida de 29 a 36 horas. Devido a eliminação lenta, pode haver um acúmulo de HCG na corrente sanguínea após diversas injeções intramusculares, por exemplo no caso de diversas administrações diárias. HCG é metabolizado nos rins sendo que cerca de 10 – 20% pode ser encontrado em sua forma original na urina, enquanto que a quantidade principal é provavelmente excretada como um fragmento beta-core.