Contra-indicações cicladol

CONTRA- CICLADOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- CICLADOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- CICLADOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O medicamento não deve ser utilizado nos seguintes casos:
• Hipersensibilidade ao piroxicam ou a qualquer outro componente da fórmula;
• Histórico de úlcera, hemorragia ou perfuração gastrointestinal;
• Distúrbios gastrointestinais que predispõem para distúrbios hemorrágicos como a colite ulcerativa, doença de Crohn, câncer gastrointestinal ou diverticulite;Úlcera péptica ativa,
sangramento gastrointestinal ou distúrbios gastrointestinais inflamatórios, gastrite, dispepsias;Distúrbios hepáticos e renais graves, insuficiência cardíaca moderada ou grave, hipertensão arterial grave, doença arterial grave, alterações graves nas células sanguíneas, presença de diátese hemorrágica;
• Histórico de reação alérgica grave a medicamentos de qualquer tipo, especialmente reações cutâneas tais como eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica;
• Histórico de reações cutâneas prévias (independentemente da severidade) ao piroxicam, outros AINEs e outros medicamentos.

O uso concomitante com outros anti-inflamatórios não esteroidais, incluindo inibidores da COX-2 e ácido acetilsalicílico, em doses analgésicas, e anticoagulantes é contraindicado.
Existe a possibilidade de “sensibilidade” cruzada com a ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs). O produto não deve ser administrado se a ácido acetilsalicílico ou outros AINEs causa sintomas de asma, rinite, pólipos nasais, angioedema e urticária no paciente.

Uso durante a Gravidez:
Embora não tenham sido constatados efeitos teratogênicos nos estudos em animais, a segurança para o uso de Cicladol® durante a gravidez ou no período de lactação não foi ainda estabelecida.
Cicladol® inibe a síntese e liberação das prostaglandinas através de um bloqueio reversível da enzima ciclo-oxigenase. Este efeito, assim como com outros anti-inflamatórios não esteroides, tem sido associado a uma incidência maior de distócia e retardo do parto em animais quando a droga foi administrada e continuada na prenhes tardia.

Categoria “C” de risco na gravidez. – Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Cicladol® não é recomendado para uso por lactantes até que sua segurança clínica tenha sido estabelecida para estes casos. Estudo preliminar demonstrou que o piroxicam pode ser encontrado no leite materno numa concentração de aproximadamente 1% da encontrada no plasma.
A presença de piroxicam no leite materno foi verificada durante tratamento inicial e o de longa duração (52 dias). Durante o tratamento não houve acúmulo de piroxicam no leite em comparação ao plasma.
Anti-inflamatórios não hormonais são também reconhecidos como indutores do fechamento do ductus arteriosus em crianças.

Uso em Pediatria: Não existe ainda experiência suficiente estabelecendo as indicações e posologia do medicamento para crianças.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças.