Reações adversas ciclofemme

CICLOFEMME com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CICLOFEMME têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CICLOFEMME devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas estão relacionadas na tabela de acordo com sua frequência:
Muito Comum: ≥ 10%
Comum: ≥ 1% e < 10% Incomum: ≥ 0,1% e < 1%
Rara: ≥ 0,01% e < 0,1% Muito Rara: < 0,01%
O uso de contraceptivos orais combinados tem sido associado a aumento dos seguintes riscos:
-Eventos tromboembólicos e trombóticos arteriais e venosos, incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, ataque isquêmico transitório, trombose venosa e embolia pulmonar;
-Neoplasia cervical intra-epitelial e câncer cervical; -Diagnóstico de câncer de mama;
-Tumores hepáticos benignos (por exemplo, hiperplasia nodular focal, adenoma hepático).
Ver também item 5. Advertências e Precauções.
*A neurite óptica pode resultar em perda parcial ou total da visão.
**Os contraceptivos orais combinados podem piorar doenças biliares preexistentes e podem acelerar o desenvolvimento dessa doença em mulheres anteriormente assintomáticas.
***Pode haver diminuição dos níveis séricos de folato com o tratamento com contraceptivo oral combinado.
Isso pode ser clinicamente significativo se a mulher engravidar logo após descontinuar os contraceptivos orais combinados.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.