Características farmacológicas cipro hc

CIPRO HC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CIPRO HC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CIPRO HC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CIPRO HC é uma suspensão para uso tópico otológico que contém um agente antibacteriano fluoroquinolônico sintético de amplo espectro, cloridrato de ciprofloxacino, combinado com um corticosteroide, hidrocortisona.

Farmacologia Clínica: As concentrações plasmáticas de ciprofloxacino não foram medidas após a administração de 3 gotas da suspensão otológica, porque a exposição sistêmica esperada do ciprofloxacino está abaixo do limite de quantificação do ensaio (0,05μg/ml). Similarmente, o Cmax previsto da hidrocortisona está dentro dos limites da concentração endôgena de hidrocortisona (0 – 150 ng/ml) e, portanto, não pode ser distinguida do cortisol endôgeno. Estudos pré-clínicos mostraram que CIPRO HC Suspensão Otológica não foi tóxico para a cóclea de cobaias quando administrado por via intratimpânica, 2 vezes por dia por 30 dias, e foi apenas levemente irritante para pele de coelho sob exposição repetida. A adição de hidrocortisona auxilia na resolução da resposta inflamatória acompanhada de infecção bacteriana.

Microbiologia: O Ciprofloxacino possui atividade in vitro contra uma extensa variedade de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. A ação bactericida do ciprofloxacino resulta de sua interferência com a enzima DNA girase, necessária na síntese do DNA bacteriano. Foi observada resistência cruzada entre o ciprofloxacino e outras fluoroquinolonas. Geralmente não há resistência cruzada entre o ciprofloxacino e outras classes de agentes antibacterianos, tais como beta-lactâmicos ou aminoglicosídeos.

O ciprofloxacino tem demonstrado ser ativo, tanto in vitro como em infecções clínicas de otite externa aguda contra a maioria das cepas dos microrganismos descritos a seguir:
• Microrganismo aeróbico gram-positivo: Staphylococcus aureus.
• Microrganismos aeróbicos gram-negativos: Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa.