Reações adversas cisticid

CISTICID com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CISTICID têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CISTICID devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Podem ocorrer as reações indesejáveis descritas a seguir (as frequências são definidas em muito comuns (> 1/10); comuns (1/100 e < 1/10); incomuns (> 1/1.000 e < 1/100); raras (> 1/10.000 e < 1/1.000); muito raras (< 1/10.000).

Distúrbios do metabolismo e nutrição
Comuns: inapetência.
Distúrbios do sistema nervoso
Comuns: cefaleia, tonturas, obnubilação.
Incomuns: meningismo, confusão.
Distúrbios gastrointestinais
Comuns: dor abdominal, náusea, vômito.
Distúrbios da pele e do tecido subcutâneo
Comuns: urticária.
Distúrbios gerais e queixas no local de administração
Comuns: fraqueza, cansaço, aumento da temperatura corporal.
Caso existam sintomas relacionados ao aumento da pressão intracraniana causados pela doença, estes podem ser temporariamente intensificados. Tais sintomas são parcialmente considerados como uma reação às larvas morrendo no cérebro em decorrência do praziquantel e que podem, eventualmente, também compreenderem cãibras localizadas. Ocorreram relatos individuais de reações retardadas cerca de duas semanas após o término do tratamento com praziquantel.
É frequente não ser claro se as queixas relatadas pelos pacientes ou as reações adversas reportadas pelos médicos terem sido causadas diretamente pelo praziquantel (relação direta), se devem ser consideradas como uma reação endógena decorrente da morte dos parasitas pelo praziquantel (relação indireta) ou se representam sinais e sintomas da infecção parasitária (sem relação). Muitas vezes é difícil diferenciar estas três possibilidades de forma confiável, especialmente no caso de neurocisticercose.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.