Reações adversas citostal

CITOSTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CITOSTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CITOSTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Toxicidade Hematológica
A toxicidade mais frequente e séria de CITOSTAL é a mielodepressão retardada. Ocorre geralmente de 4 a 6 semanas após a administração da droga e está relacionada à dose.
Trombocitopenia ocorre cerca de 4 semanas após a administração e persiste por 1 ou 2 semanas.
Leucopenia ocorre de 5 a 6 semanas após uma dose de CITOSTAL e persiste por 1 ou 2 semanas.
Aproximadamente 65% dos pacientes recebendo 130mg/m2 apresentam leucopenia abaixo de
5000 leucócitos/mm3 e 36% apresentam leucopenia abaixo de 3000 leucócitos/mm3. A trombocitopenia é geralmente mais grave que a leucopenia. Entretanto, ambos podem ter toxicidades dose-limitantes.
CITOSTAL pode produzir mielodepressão cumulativa, manifestada através de índices mais altos de depressão, ou por depressão mais prolongada após doses repetidas.
A ocorrência de leucemia aguda e displasias medulares têm sido relatadas em pacientes sob tratamento prolongado com nitrosureias.
Anemia também ocorre, porém é menos frequente e grave do que a trombocitopenia ou a leucopenia.

Toxicidade Pulmonar
A toxicidade pulmonar caracterizada por infiltrados pulmonares e/ou fibrose tem sido raramente relatada com o uso de CITOSTAL. O início da toxicidade ocorre após um intervalo de seis ou mais meses desde o início do tratamento com doses cumulativas de CITOSTAL geralmente maiores que 1.100mg/m2. Há um relato de toxicidade pulmonar com uma dose cumulativa de somente 600mg.
Fibroses pulmonares de início retardado ocorrendo até 15 anos após o tratamento têm sido relatadas em pacientes com tumores intracranianos que receberam nitrosureias relacionadas durante a infância e o início da adolescência.

Toxicidade Gastrintestinal
Náuseas e vômitos podem ocorrer cerca de 3 a 6 horas após uma dose oral e geralmente persistem menos de 24 horas. A administração prévia de antieméticos é eficaz para reduzir e, algumas vezes prevenir este efeito. Náuseas e vômitos podem também ser reduzidos, caso CITOSTAL seja administrado à pacientes em jejum.

Hepatotoxicidade
Um tipo reversível de toxicidade hepática, manifestada pelo aumento dos níveis de transaminase, fosfatase alcalina e bilirrubina tem sido relatado em uma pequena porcentagem de pacientes recebendo CITOSTAL.

Nefrotoxicidade
Anormalidades renais consistindo de azotemia progressiva, redução do tamanho dos rins e insuficiência renal têm sido relatadas em pacientes que tenham recebido altas doses cumulativas após terapia prolongada com CITOSTAL e nitrosureias relacionadas. Ocasionalmente, também têm sido relatados casos de danos renais em pacientes recebendo doses totais inferiores.

Outras toxicidades
Tem sido raramente relatadas estomatite, alopécia, anemia, atrofia ótica e distúrbios visuais, como perda de visão.
Reações neurológicas como desorientação, letargia, ataxia e disartria têm sido observadas em alguns pacientes recebendo CITOSTAL. Entretanto não está esclarecida a relação com a medicação nesses pacientes.