Reações adversas citrovit

CITROVIT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CITROVIT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CITROVIT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas listadas foram identificadas durante o uso pós comercialização de ácido ascórbico. Como estas reações são relatadas voluntariamente, não é possível se estimar com certeza a sua frequência.
-Alterações gastrintestinais (> 1/1.000 e < 1/100, ocorrendo entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Diarreia, náuseas, vômitos, dores gastrintestinais e abdominais.
-Alterações do sistema imunológico: Reação alérgica, reação anafilática e choque anafilático.
Foram relatadas reações de hipersensibilidade com respectivas manifestações laboratoriais e clínicas, incluindo asma, reações leves a moderadas que podem afetar a pele, trato respiratório, trato gastrintestinal e sistema cardiovascular, incluindo sintomas como erupção cutânea, urticária, edema alérgico e angioedema, prurido, distúrbios cardiorrespiratórios e reações graves, incluindo choque anafilático.
Em pacientes predispostos, doses de ácido ascórbico superiores a 1 g ao dia podem desencadear o aparecimento de litíase oxálica ou úrica.
O uso de doses elevadas de ácido ascórbico por tempo prolongado pode ocasionar escorbuto de rebote.

“Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA , disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal e entre em contato com o setor de Farmacovigilância do Laboratório Farmacêutico da Marinha pelo telefone (21) 3860-2859.”