Interações medicamentosas gopten

GOPTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GOPTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GOPTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Alimentos: não ocorre interação com a alimentação.

Terapia diurética: combinação com diuréticos ou outros agentes anti-hipertensivos podem potencializar a resposta anti-hipertensivado trandolapril. Drogas adrenérgico-bloqueadoras devem somente ser combinadas com trandolapril sob supervisão cautelosa. Diuréticos poupadores de potássio (espironolactona, amilorida, triamtereno) ou suplementos de potássio podem aumentar o risco de hipercalemia, particularmente em casos de falência renal. Trandolapril deve atenuar a perda de potássio causada pelos diuréticos tipo tiazida.

Agentes antidiabéticos: assim como com os outros inibidores da ECA, o uso concomitante de medicamentos antidiabéticos (insulina ou agentes hipoglicemiantes orais) pode causar aumento da diminuição da glicose sanguínea com um maior risco de hipoglicemia.

Lítio: trandolapril pode reduzir a eliminação do lítio.

Outros:
Reações anafilactóides a membranas de poliacrilonitrila de alto fluxo utilizadas em hemodiálise foram relatadas em pacientes em tratamento com inibidores da eca. Assim como outras classes de anti-hipertensivos, esta combinação deve ser evitada quando inibidores da eca são prescritos para pacientes com diálise renal.
Assim como com todos os anti-hipertensivos, antiinflamatórios não esteroidais podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos do trandolapril. Monitoramento da pressão arterial deve ser mais freqüente quando qualquer AINE for adicionado ou descontinuado em um paciente tratado com trandolapril.
O efeito hipotensivo de certos anestésicos inalatórios pode ser potencializado pelos inibidores da ECA.
Alopurinol, agentes citostáticos ou imunossupressores corticoesteróides sistêmicos ou procainamida podem aumentar o risco de leucopenia, se utilizados concomitantemente com inibidores da ECA.
Antiácidos pódem causar redução da biodisponibilidade dos inibidores de ECA.
Os efeitos anti-hipertensivos dos inibidores de ECA podem ser reduzidos por simpatomiméticos. Os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados.
Assim como com todos os anti-hipertensivos, a combinação de neurolépticos ou antidepressivos tricíclicos aumentam o risco de hipotensão ortostática.
Nenhuma interação clínica foi observada em pacientes com disfunção ventricular esquerda após infarto do miocárdio quando trandolapril foi administrado concomitantemente com trombolíticos, ácido acetilsalicílico, beta-bloqueadores, bloqueadores do canal de cálcio, nitratos, anticoagulantes ou digoxina.