Posologia de gopten

GOPTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GOPTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GOPTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



GOPTEN (trandolapril) deve ser administrado de acordo com o critério médico.
Para pacientes que não estão sendo tratados com diuréticos, sem falência cardíaca congestiva e sem insuficiência renal ou hepática, a dose inicial recomendada varia de 0,5 mg a 1 mg e posteriormente 2 mg como dose diária única. Pacientes negros necessitam tipicamente de 2 mg como dose inicial. Uma dose de 0,5 mg somente atingirá uma resposta terapêutica na minoria dos pacientes. A dosagem deve ser dobrada gradualmente em intervalos variando de 1 a 4 semanas baseando-se na resposta do paciente, até o máximo de 4 mg a 8 mg diariamente.
A dose usual de manutenção varia de 1 mg a 4 mg como dose diária única. Se a resposta do paciente ainda for insatisfatória na dosagem de 4 mg a 8 mg de trandolapril, uma terapia combinando diuréticos e/ou bloqueadores de canal de cálcio deve ser considerada.

Em casos de tratamento prévio com diurético:
Em pacientes onde há risco devido à estimulação do sistema renina-angiotensina(por exemplo, pacientes com depleção de água e sódio), os diuréticos devem ser descontinuados dois ou três dias antes de iniciar a terapia com 0,5 mg de trandolapril para diminuir a probabilidade da hipotensão sintomática. O diurético pode ser novamente administrado posteriormente se necessário.

Em casos de falência cardíaca:
Em pacientes que também tem falência cardíaca congestiva, com ou sem insuficiência renal associada, foi observada hipotensão sintomática após tratamento com inibidores da ECA. Nestes pacientes a terapia deve iniciar a uma dose de 0,5 mg a 1 mg de GOPTEN® (trandolapril), uma vez ao dia, sob supervisão médica.

Em casos de insuficiência renal:
Para pacientes com insuficiência renal moderada (clearance de creatinina entre 30 a 70 mL/min), a dosagem usual de adultos e idosos é recomendada. Para pacientes com insuficiência renal um pouco mais grave (clearance de creatinina entre 10 a 30 mL/ min), a dosagem inicial de GOPTEN® (trandolapril) deve ser 0,5 mg. A dosagem pode ser elevada, se necessário.
Para pacientes com insuficiência renal grave (clearance de creatinina menor que 10 mL/min), a dosagem inicial recomendada é de 0,5 mg em uma dose única diária e a dose máxima diária não deve exceder 2 mg. Nesses pacientes a terapia deve ser sob supervisão médica.

Em casos de diálise:
É sabido que trandolapril ou trandolaprilato são removidos por diálise. Desse modo, seria esperado que a diálise removesse metade da atividade do trandolaprilato da circulação, resultando em uma provável perda do controle da pressão sanguínea. Portanto, a pressão sanguínea do paciente deve ser monitorada cuidadosamente durante a diálise e a dosagem do GOPTEN® (trandolapril) ajustada se necessário.

Em casos de insuficiência hepática:
Em pacientes com insuficiência hepática grave, uma diminuição no clearance do metabólito do princípio ativo, trandolapril e do metabólito ativo, trandolaprilato, resulta em um grande aumento do trandolapril no plasma e em menor escala, em um aumento dos níveis de trandolaprilato. O tratamento com trandolapril deve, portanto, ser iniciado com a dose de 0,5 mg uma vez ao dia sob supervisão médica.

Crianças: GOPTEN (trandolapril) não foi estudado em crianças e, portanto, não se recomenda o seu uso a este grupo.