Contra-indicações gracial

CONTRA- GRACIAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CONTRA- GRACIAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CONTRA- GRACIAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os anticoncepcionais hormonais combinados orais (AHCOs) não devem ser utilizados na presença de quaisquer das condições relacionadas a seguir. Se alguma dessas condições aparecer pela primeira vez durante o uso do AHCO, o produto deve ser descontinuado imediatamente.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres nas seguintes condições:
-Presença ou antecedentes de eventos trombóticos/tromboembólicos venosos ou arteriais (por exemplo: trombose venosa profunda, embolia pulmonar, infarto do miocárdio) ou acidente vascular cerebral.
-Presença ou antecedentes de pródromos de trombose (por exemplo: crise isquêmica transitória, angina pectoris).
-Antecedentes de enxaqueca com sintomas neurológicos focais.
-Diabetes melito com envolvimento vascular.
-A presença de fator(es) de risco grave(s) para trombose venosa ou arterial também pode constituir uma contraindicação (ver item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”).
-Pancreatite ou antecedentes de pancreatite, se associada com hipertrigliceridemia grave.
-Hipertensão grave.
-Distúrbios hepáticos importantes ou antecedentes dessas condições, caso os resultados dos testes de função hepática não tenham retornado ao normal; icterícia colestática, antecedentes de icterícia na gravidez ou durante o uso de esteroides. Presença ou antecedentes de tumores hepáticos (benignos ou malignos). Síndrome de Rotor e de Dubin-Johnson.
-Presença ou suspeita de tumores dependentes de esteroides sexuais (por exemplo: dos órgãos genitais ou das mamas). Hiperplasia endometrial.
-Sangramento vaginal sem diagnóstico.
-Porfiria.
-Hiperlipoproteinemia, especialmente em presença de outros fatores de risco que predisponham a doenças cardiovasculares.
-Antecedente de prurido intenso ou herpes gestacional durante a gravidez, ou com uso prévio de esteroides.
-Hipersensibilidade a qualquer das substâncias ativas de GRACIAL® ou a quaisquer dos excipientes.