Bula para paciente claripel

CLARIPEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLARIPEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLARIPEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel são indicados no clareamento gradual de melasmas ou cloasmas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol ou por fontes artificiais de irradiação, que comprometem o rosto, sendo comuns em homens e mulheres; nas mulheres, podem estar associadas à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais orais), sardas (manchas acastanhadas provocadas pelo sol, que aparecem em pessoas muito jovens e de pele muito clara, normalmente na face, comuns já desde a infância), melanose solar (manchas acastanhadas provocadas pelo sol, que aparecem em áreas expostas da pele, como dorso das mãos, antebraços e colo, geralmente em pessoas adultas ou idosas que se expuseram muito ao sol), e em outras condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina.

CLARIPEL® creme possui dois filtros solares (benzofenona-3 e octilmetoxicinamato) que auxiliam a diminuir a ação danificadora da luz sobre a pele e que conferem ao produto FPS 15. CLARIPEL® creme não deve ser utilizado como protetor solar. Os produtos devem ser armazenados em temperatura ambiente, ao abrigo da luz e da umidade.
® CLARIPEL creme e CLARIPEL® Acquagel são válidos por 24 meses a partir da data de fabricação.

“NÃO USE MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO, PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados na administração: Aplicar uma fina camada do produto na área a ser tratada, duas vezes ao dia, ou conforme orientação médica. Evitar exposição ao sol, enquanto estiver fazendo uso de CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel. Caso haja exposição intensa ao sol (praia, piscina, caminhadas, etc.), é aconselhável a utilização de um bloqueador solar, tal como SpectraBAN® T, SpectraBAN® Ultra ou conforme orientação de seu dermatologista. Após o clareamento da pele, deve-se proteger as áreas tratadas da radiação solar, com a aplicação diária de protetores ou bloqueadores solares, ou pelo uso de roupas protetoras, a fim de prevenir a repigmentação das áreas cutâneas tratadas.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Após o rompimento do lacre da bisnaga de CLARIPEL®, e sempre após o uso do produto, a tampa e o bico devem ser limpos com lenço de papel, para evitar o escurecimento dos mesmos, que é normal, em virtude da oxidação da hidroquinona, quando em contato com o ar. Caso isto ocorra, o produto pode ser utilizado normalmente, tomando-se o cuidado de desprezar a parte escurecida do produto no bico da bisnaga. Não interromper o tratamento, sem o conhecimento do seu médico. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como vermelhidão, coceira, descamação, inflamação excessiva, vesículas (bolhas) e sensação leve de queimação. Outras reações menos frequentes, como manchas marrons reversíveis nas unhas, também estão relacionadas com o uso de hidroquinona. O uso de produtos contendo hidroquinona por períodos prolongados pode ocasionar o surgimento de hiperpigmentação de coloração marrom ou preto-azulada no local onde o produto foi aplicado, principalmente em pessoas de pele pouco sensível, que raramente apresentam vermelhidão após a exposição solar. Suspender o uso se surgirem irritações e contatar o seu médico.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS”.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel são contraindicados a pessoas hipersensíveis à hidroquinona ou a qualquer componente das fórmulas. A segurança dos produtos em gestantes e mulheres em fase de amamentação ainda não foi estabelecida. Nestes casos, o produto somente pode ser usado, quando for claramente necessário e sob o rigoroso acompanhamento médico. Em crianças menores de 12 anos, a segurança e a eficácia do uso de hidroquinona também não foram determinadas.

CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser utilizados em grandes áreas do corpo. Os produtos não devem entrar em contato com os olhos. Caso ocorra contato acidental, lavar os olhos com bastante água e contatar imediatamente o seu médico. Se os produtos entrarem em contato com os lábios, podem ocorrer efeito anestésico e sensação amarga.

CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser usados na pele irritada e na presença de queimaduras solares.

CLARIPEL® creme e CLARIPEL® creme não devem ser utilizados como protetor solar.
CLARIPEL® creme e CLARIPEL® Acquagel não devem ser utilizados para o clareamento de cílios e supercílios.
O uso combinado de hidroquinona com produtos contendo peróxido (peróxido de benzoíla, água oxigenada) pode provocar escurecimento transitório da pele nas áreas tratadas. Este escurecimento pode ser revertido com a interrupção do uso concomitante das preparações e pela limpeza normal das áreas atingidas.

“NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE”.