Posologia de claritromicina

CLARITROMICINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLARITROMICINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLARITROMICINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Posologia geral: a posologia habitual para adulto é de um comprimido de 250 mg, por via oral, a cada 12 horas. Nas infecções mais graves, a posologia pode ser aumentada para 500 mg, a cada 12 horas. A duração habitual do tratamento é de 6 a 14 dias. A ingestão de alimentos pouco antes da tomada dos comprimidos de claritromicina, pode retardar ligeiramente o início da absorção da claritromicina, entretanto, não prejudica a sua biodisponibilidade nem as suas concentrações no organismo, claritromicina pode ser utilizada em doentes idosos, com função renal normal, nas doses habitualmente recomendadas para o adulto. Em pacientes adultos, jovens ou idosos, com função renal comprometida, com depuração da creatinina inferior a 30 ml/min, a dose deve ser reduzida à metade (250 mg, uma vez ao dia, ou em infecções graves, 250 mg, duas vezes ao dia). A administração não deve prolongar-se além de 14 dias nesses pacientes.
Tratamento de MAC: em pacientes adultos com infecções disseminadas ou localizadas por microbactérias, a dose recomendada para tratamento é de 500 mg, duas vezes ao dia. Se não for observada resposta clínica ou bacteriológica em 3 a 4 semanas, a dose pode ser aumentada para 1.000 mg duas vezes ao dia. O tratamento com claritromicina deve continuar pelo tempo que for demonstrado benefício clínico. A adição de outras medicações contra micobactérias pode ser benéfica.
Profilaxia de MAC: a dosagem recomendada para profilaxia de MAC (Mycobacterium avium complex) em pacientes adultos é de 500 mg duas vezes ao dia. Erradicação de H. pylori: para erradicação do Helicobacter pylori, a posologia recomendada de claritromicina é de 500 mg, duas vezes ao dia em associação, com lansoprazol 30 mg duas vezes ao dia e amoxicilina 1000 mg, duas vezes ao dia por 7 a 10 dias.