Bula para paciente clinagel

CLINAGEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLINAGEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLINAGEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O fosfato de clindamicina é um antibacteriano semissintético, derivado da lincomicina e que age inibindo a síntese da proteína bacteriana. Suprime o crescimento do Propionibacterium acnes sendo, portanto, eficaz no tratamento da acne.

CLINAGEL® gel deve ser mantido hermeticamente fechado e armazenado à temperatura ambiente (15-30°C).

Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação.

“NÃO USE MEDICAMENTO VENCIDO, PODE SER PREJUDICIAL PARA SUA SAÚDE”.

Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Evite contato com os olhos, nariz e boca. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Diarreia, Diarreia sanguinolenta, colite não específica e colite pseudomembranosa (induzida por antibiótico) podem ocorrer durante o tratamento com a clindamicina, apesar de serem reações pouco frequentes ou mesmo raras quando a clindamicina é aplicada topicamente. Maiores informações sobre outras reações adversas pelo uso de clindamicina, ver item “Reações Adversas”.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”.

Informe ao seu médico se você for alérgico a medicamentos que contenham clindamicina ou lincomicina.
CLINAGEL® gel é contraindicado a pessoas hipersensíveis a qualquer componente da fórmula.
CLINAGEL® gel é contraindicado em pacientes com antecedentes de enterite regional, colite ulcerativa ou colite induzida por antibióticos. Há ocorrência de resistência cruzada entre a clindamicina e a lincomicina e antagonismo entre clindamicina e eritromicina; desta forma, informe ao seu médico se estiver utilizando qualquer um destes medicamentos.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.