Características farmacológicas clobetasol

CLOBETASOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOBETASOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOBETASOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacologia
O maior efeito do propionato de clobetasol na pele é uma resposta anti-inflamatória não específica, como um resultado de vasoconstrição e decréscimo na síntese de colágeno.

Farmacocinética
A penetração percutânea do propionato de clobetasol varia na maioria dos indivíduos e pode ser aumentada pelo uso de curativos oclusivos, ou quando a pele está inflamada ou lesada. Um pico médio de concentração plasmática do propionato de clobetasol de 0,63 ng/mL ocorreu em um estudo 8 horas depois de uma segunda aplicação (13 horas depois da aplicação inicial) de 30 g de pomada com propionato de clobetasol a 0,05% para indivíduos normais com a pele saudável. Após a aplicação da segunda dose de 30 g de creme com propionato de clobetasol a 0,05%, o pico médio da concentração plasmática foi ligeiramente maior que o da pomada e ocorreu 10 horas após a aplicação. Em um estudo separado, os picos médios das concentrações plasmáticas de, aproximadamente, 2,3 ng/mL e 4,6 ng/mL ocorreram, respectivamente, em pacientes com psoríase e eczema, três horas após uma única aplicação de 25 g de pomada com propionato de clobetasol a 0,05%. Após a absorção percutânea do propionato de clobetasol, a droga, provavelmente, segue o caminho metabólico dos corticosteroides administrados sistemicamente. Entretanto, o metabolismo sistêmico do propionato de clobetasol ainda não foi completamente caracterizado ou quantificado.