Reações adversas clob-x

CLOB-X com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOB-X têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOB-X devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas listadas a seguir estão classificadas, de acordo com a frequência, da seguinte forma:
Reação muito comum (>1/10) Reação comum (>1/100 e <1/10) Reação incomum (>1/1000 e <1/100) Reação rara (>1/10.000 e <1/1000) Reação muito rara (<1/10.000) Dados pós comercialização:
Reações comuns (>1/100 e <1/10)
– Prurido, dor e ardor local na pele
Reação incomum (>1/1000 e <1/100)
– Telangiectasias*, atrofia da pele*, estrias*
Reação muito rara (<1/10.000)
-Infecções oportunistas
-Supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA):características cushingoides (ex.face de lua e obesidade central), atraso no ganho de peso/retardo do crescimento em crianças, osteoporose, glaucoma, hiperglicemia/glicosúria, catarata, hipertensão, aumento de peso/obesidade, diminuição dos níveis de cortisol endógeno, alopecia, tricorrexe
-Hipersensibilidade local
-Irritação e/ou dor no local da aplicação
-Atrofia cutânea*, rugas na pele*, ressecamento da pele*, alterações da pigmentação da pele*, hipertricose, exacerbação dos sintomas subjacentes, dermatite de contato alérgica, psoríase pustulosa, eritema, rash, urticária
* Características da pele secundárias aos efeitos locais e/ou sistêmicos da supressão do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA).

Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.