Interações medicamentosas clopixol acuphase

CLOPIXOL ACUPHASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOPIXOL ACUPHASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOPIXOL ACUPHASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Combinações que exigem precaução
O acetato de zuclopentixol pode aumentar o efeito sedativo do álcool e os efeitos dos barbitúricos e de outros depressores do SNC.
Os neurolépticos podem aumentar ou diminuir o efeito de anti-hipertensivos; o efeito anti-hipertensivo da guanetidina e de compostos semelhantes é reduzido.
O uso concomitante de neurolépticos e do lítio aumenta o risco de neurotoxicidade.
Os antidepressivos tricíclicos e os neurolépticos mutuamente inibem os seus metabolismos.
O acetato de zuclopentixol pode reduzir o efeito da levodopa e o efeito de outras drogas adrenérgicas. O uso concomitante de metoclopramida e piperazina aumenta o risco de alterações extrapiramidais.
Uma vez que o zuclopentixol é parcialmente metabolizado pela CYP2D6, o uso concomitante de drogas que inibem esta enzima pode levar à diminuição da depuração do zuclopentixol.

Aumentos no intervalo QT relacionados ao tratamento com antipsicóticos podem ser exacerbados pela co-administração de outros fármacos que aumentam significativamente o intervalo QT. A co-administração dessas drogas deve ser evitada, tais como:
-classe Ia e III de antiarrítmicos (ex.: quinidina, amiodarona, sotalol, dofetilide)
-alguns antipsicóticos (ex.: tioridazina)
-alguns macrolídeos (ex.: eritromicina)
-alguns anti-histamínicos (ex.: terfenadina, astemizol)
-alguns antibióticos da classe das quinolonas (ex.: gatifloxacina, moxifloxacina).

A lista acima não está completa e outros fármacos conhecidos por aumentar significativamente o intervalo QT (ex.: cisaprida, lítio) devem ser evitados.

Drogas conhecidas por causar distúrbios eletrolíticos como diuréticos tiazídicos (hipocalemia) e as drogas conhecidas por aumentar a concentração plasmática do acetato de zuclopentixol também devem ser utilizadas com precaução, pois podem aumentar o risco de prolongamento do intervalo QT e de arritmias malignas (ver ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

ALTERAÇÕES TESTES LABORATORIAIS
CLOPIXOL ACUPHASE® pode alterar testes da função hepática (ver em REAÇÕES ADVERSAS).