Características farmacológicas clopixol depot

CLOPIXOL DEPOT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOPIXOL DEPOT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOPIXOL DEPOT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Efeitos farmacológicos e modo de ação:
O zuclopentixol é um derivado tioxanteno com pronunciado efeito antipsicótico e específico efeito depressor. O efeito sedativo inespecífico termina após algumas semanas de tratamento.
O efeito antipsicótico dos neurolépticos é normalmente relacionado à capacidade deles bloquearem os receptores de dopamina, o que parece desencadear uma cadeia de reações já que outros sistemas neurotransmissores também são influenciados.
O efeito depressor específico do CLOPIXOL Depot o torna particularmente útil no tratamento de pacientes psicóticos agitados, inquietos, hostis ou agressivos.
CLOPIXOL Depot tem uma duração de ação consideravelmente prolongada. CLOPIXOL Depot permite tratamento antipsicótico contínuo especialmente naqueles pacientes resistentes a tomar a medicação oral que lhes é prescrita. Assim, CLOPIXOL Depot previne as frequentes recaídas causadas pela falha no uso da medicação oral.

Farmacocinética
Os estudos clínicos e farmacocinéticos do CLOPIXOL Depot têm demonstrado que as aplicações das injeções devem ser feitas a intervalos de 2 a 4 semanas. Após a injeção, o decanoato de zuclopentixol sofre uma quebra enzimática para o componente ativo, o zuclopentixol e ácido decanóico. A concentração sérica máxima de zuclopentixol é alcançada ao final da primeira semana após a injeção de CLOPIXOL Depot. A curva de concentração sérica declína então exponencialmente e a meia-vida é de 19 dias. Seus metabólitos são desprovidos de atividade psicofarmacológico. A excreção se dá principalmente através das fezes, mas também, em alguma medida através da urina. O zuclopentixol atravessa a barreira placentária e passa para o leite materno em quantidades pequenas.
Farmacologicamente, uma dose de 200 mg a cada 2 semanas de CLOPIXOL Depot é equivalente a uma dose diária oral de 25 mg de CLOPIXOL.