Bula para paciente glucobay

GLUCOBAY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GLUCOBAY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GLUCOBAY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Leia estas informações antes de tomar Glucobay®.

Por que o médico me prescreveu Glucobay®?
Glucobay® 50 e 100 mg contém acarbose, uma substância da classe dos inibidores da α-glicosidase, que retardam a digestão de carboidratos no intestino. O médico prescreveu-lhe Glucobay® para tratamento ou prevenção de seu diabetes em associação com dieta e exercício físico. Glucobay® ajudará no controle dos níveis de açúcar no sangue. O controle é possível porque Glucobay® retarda a digestão dos carboidratos (açúcares compostos) de sua dieta, e isto reduz os níveis altos e anormais de açúcar que ocorrem após cada refeição.

Como devo guardar os comprimidos de Glucobay®?
Guarde os comprimidos de Glucobay® na embalagem original. Os comprimidos devem ser guardados protegidos da umidade, à temperatura ambiente, entre 15° e 30°C.
Não use medicamentos com a data de validade vencida, pois podem ser prejudiciais à sua saúde. A validade está marcada na caixa e sobre cada tira de alumínio.

Gravidez e lactação:
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando.

Quando e como devo tomar Glucobay®?
Para obter o benefício máximo de Glucobay®, siga à risca a dieta prescrita pelo médico. Isto também ajudará na redução dos efeitos indesejáveis que possa vir a sentir. Tome os comprimidos conforme prescrito pelo médico. Glucobay® deve ser ingerido inteiro, com um pouco de líquido, imediatamente antes das refeições ou mastigado com os primeiros bocados de comida. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não exceda a dose prescrita.
Se exceder a dose prescrita ou em caso de superdose, evite a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham carboidratos e procure ajuda médica. A ingestão acima da dose prescrita pode causar diarreia e outros sintomas intestinais, tais como flatulência (gases) e cólicas abdominais.

Que reações adversas posso experimentar?
Como qualquer medicamento, Glucobay® pode ter efeitos indesejáveis. Nos primeiros dias ou semanas de tratamento com Glucobay®, um efeito secundário bastante frequente é flatulência (gases), assim como sensação de volume aumentado e dores abdominais. Podem surgir náuseas (enjoo) embora com pouca frequência. Também é possível ter fezes amolecidas ou mesmo diarreia, particularmente após refeições que contenham alimentos com sacarose (açúcar). Quando não se segue a dieta indicada para diabetes, pode ocorrer um agravamento desses efeitos secundários. Normalmente, esses sintomas atenuam-se ou desaparecem com a continuidade do tratamento, desde que se siga rigorosamente a dieta e a posologia recomendada pelo médico. Não tome preparados com antiácidos para tratar esses sintomas, já que eles não trarão nenhum efeito benéfico. Se os seus sintomas permanecerem por mais de 2 ou 3 dias, ou se forem sérios, consulte seu médico, principalmente em caso de diarreia. Muito raramente, as análises para avaliar o funcionamento do fígado podem apresentar valores alterados que, todavia, são passageiros com o decorrer do tratamento prolongado com Glucobay®. Raramente, podem ocorrer reações de hipersensibilidade na pele (erupção, vermelhidão, urticária). Sintomas de edema, paralisia intestinal parcial (subíleo) ou paralisia intestinal (íleo) e pneumatose cistoide intestinal são desconhecidos.
Há relatos muito raros de casos de hepatite ou icterícia (doenças do fígado) associadas a lesões do fígado. Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Interações com outras substâncias:
A administração concomitante de Glucobay® e colestiramina, adsorventes intestinais e produtos contendo enzimas digestivas deve ser evitada, uma vez que eles podem influir sobre a atividade de Glucobay®. Glucobay® pode aumentar ou diminuir os efeitos da digoxina, podendo o médico recomendar um ajuste da dose de digoxina.
Não se observaram interações com dimeticona e simeticona.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

Quando não devo tomar Glucobay®?
Não tome Glucobay®: Se já teve uma reação alérgica à acarbose ou a qualquer um dos componentes. Na incerteza, pergunte ao médico.
Caso esteja grávida ou em período de amamentação. Se estiver tomando Glucobay® e desconfiar de gravidez, ou caso esteja planejando engravidar, consulte seu médico.
Se tiver uma enfermidade no fígado ou sofrer de inflamação/úlcera intestinal, obstrução intestinal, hérnias de grandes dimensões ou outras situações que possam agravar- se pelo aumento de gases intestinais.
Se tiver uma enfermidade no rim, não tome Glucobay® sem consultar o seu médico antes. Se sofrer de doença intestinal crônica que afete a digestão ou a absorção intestinal.

Que precauções especiais devo tomar?
No tratamento de episódios hipoglicêmicos.
Na condição de diabético, você poderá também estar recebendo outros tratamentos para o seu diabetes. Se estiver tomando insulina, metformina ou sulfonilureia para controlar o açúcar no sangue, poderá evitar episódios hipoglicêmicos ingerindo açúcar, quando sentir que o nível de açúcar no sangue está muito baixo. Quando estiver tomando Glucobay®, não trate episódios hipoglicêmicos ingerindo açúcar comum (sacarose – açúcar da cana). Em vez de sacarose, use GLICOSE (também conhecida como DEXTROSE), consultando antes o médico para escolha da melhor forma de administração.
Menores de 18 anos Não estão estabelecidas a segurança e eficácia de acarbose em pacientes abaixo de 18 anos.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.