Características farmacológicas clotassio

CLOTASSIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOTASSIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOTASSIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O potássio é cátion intracelular predominante. Os distúrbios da homeostase do potássio mostram-separticularmente evidentes em vista do papel vital que o íon assume na manutenção da excitabilidade elétrica do nervo e do músculo. O potássio também desempenha importante papel na gênese e na correção dos desequilíbrios do metabolismo ácido-básico. Os sais de potássio são, portanto, importantes agentes terapêuticos. O cloreto de potássio é o sal preferido na maioria das situações, em vista da frequência com que coexistem os déficit’s de potássio e cloreto.
Os sais de potássio em geral se absorvem facilmente no sistema digestório. O potássio se excreta principalmente pelo rim. Secreta-se no tubo distal, na troca de íons sódio ou hidrogênio. A capacidade dos rins para conservar o potássio é ruim, e a excreção urinária do potássio continua, parcialmente, inclusive quando há uma diminuição acentuada. Parte do potássio se excreta através da urina e em pequenas quantidades pelo suor.