Interações medicamentosas clotassio

CLOTASSIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CLOTASSIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CLOTASSIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Pode intensificar os efeitos antiarrítmicos da quinidina.
-Os adrenocorticóides podem diminuir seus efeitos.
-Anticolinérgicos ou fármacos com atividade anticolinérgica podem aumentar a gravidade das lesões gastrintestinais produzidas apenas pelo cloreto de potássio.
-Antiinflamatórios não-esteróides podem aumentar o risco de efeitos colaterais gastrintestinais e causar hiperpotassemia.
-Sais de cálcio por via parenteral podem precipitar arritmias cardíacas.
-A ciclosporina pode causar hiperpotassemia devido ao hipoaldosterismo.
-Diuréticos tiazídicos podem aumentar o risco de hiperpotassemia.
-A heparina aumenta o risco de hemorragia gastrintestinal.
-O uso crônico ou abusivo de laxantes pode reduzir as concentrações séricas de potássio.
-Resinas de troca iônica podem causar retenção de fluído devido ao aumento de ingestão de sódio.
-Transfusões sanguíneas, diuréticos poupadores de potássio, leite com baixo teor salino e outros fármacos contendo potássio como a penicilina potássica ou fármacos que aumentem a concentração sérica de potássio como a ciclosporina e os inibidores da enzima conversora da angiotensina. promovem acúmulo de potássio com possível hiperpotassemia resultante, sobretudo em pacientes com insuficiência renal.
-Substitutos de sal ou inibidores da ECA (por exemplo, captopril, enalapril, lisinopril) podem causar hiperpotassemia.
Interações medicamento-alimento
Clotássio® deve ser administrado durante ou após as refeições, pois a presença de alimento no estômago não altera a absorção do mesmo e evita a irrigação gástrica.
Deve-se evitar o uso de substitutos de sal (cloreto de sódio) por sal que contenha potássio como condimento alimentar.
Interações medicamento-exame laboratorial
A ingestão de cloreto de potássio pode provocar achados laboratoriais, uma vez que entre as mais comuns reações adversas descritas encontram-se a hipercalemia e os distúrbios gastrointestinais. Durante o tratamento é importante que o paciente monitore os íons de potássio e cálcio séricos.