Modo de usar gluconato de calcio 10%

GLUCONATO DE CALCIO 10% com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de GLUCONATO DE CALCIO 10% têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com GLUCONATO DE CALCIO 10% devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A solução injetável deve ser administrada lentamente por via intravenosa. As injeções de sais de cálcio podem produzir irritação e desta forma, cuidados de vem ser tomados para evitar o extravasamento da solução durante a injeção.
O medicamento não deve ser administrado por via intramuscular ou subcutânea, pois a administração por estas vias pode causar reações locais incluindo descamação ou necrose da pele.

A solução injetável de gliconato de cálcio tem sido descrita como incompatível com as seguintes soluções injetáveis:
-emulsões lipídicas intravenosas;
-nafato de cefamandol;
-cefalotina sódica;
-cloridrato de dobutamina;
-flucloxacilina sódica;
-succinato sódico de metilprednisolona;
-proclorperazina;
-cloridrato de metoclopramida;
-aldesleucina;
-indometacina sódica;
-fosfatos;
-carbonatos, fosfatos e sulfatos solúveis.

Assim como todas as soluções injetáveis, antes da sua administração o medicamento deve ser inspecionado quanto à presença de materiais particulados ou qualquer alteração na solução.
Na presença de precipitado, a ampola com a solução de gliconato de cálcio pode ser levemente aquecida em banho-maria para dissolução deste precipitado.