Advertências cordilat

CORDILAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORDILAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORDILAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A forma oral de CORDILAT raramente produz efeitos colaterais que necessitem a interrupção do tratamento. Ocasionalmente verificam-se rubicundez e cefaléia (resultante da vasodilatação periférica).
Recomenda-se cautela em pacientes com “Síndrome Bradi-Taqui” do nódulo sinuvial e bloqueios A-V de primeiro e segundo grau. A tolerância cardíaca pode ser acompanhada pelo registro do eletroencefalograma (espaço PR) e tomada de pulso (freqüência). A dose de CORDILAT deve ser reduzida quando houver alargamento do espaço PR, instalação do bloqueio cardíaco (raro na forma oral) ou bradicardia acentuada. Em pacientes com insuficiência cardíaca, CORDILAT não poderá ser empregado sem a prévia digitalização. Não se recomenda a associação com agentes inotrópicos negativos como beta-bloqueadores ou outros cálcio-antagonistas, salvo quando sob controle médico frequente.
A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante o tratamento com o produto.
Em pacientes com função hepática diminuída, o efeito do verapamil, dependendo da gravidade do caso, é intensificado e prolongado devido ao metabolismo retardado do fármaco. Portanto, as doses devem ser ajustadas, iniciando-se o tratamento com doses baixas.