Posologia de cordilat

CORDILAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORDILAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORDILAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ADULTOS:
Oral:
As doses devem ser individualizadas e administradas de preferência com alimentos, sendo os comprimidos deglutidos com um pouco de água, sem serem mastigados.
A dose inicial recomendada é de 240 mg, dividida em 2 ou 3 tomadas, dependendo da apresentação escolhida. A dose diária total, para a maioria dos pacientes é de 320 a 480mg/dia. Os pacientes com resposta acentuada ao CORDILAT como, idosos, pacientes debilitados, pacientes com baixo peso e estatura, a dose inicial é de 120 mg/dia. Em geral o efeito máximo tem início nas primeiras 24 – 48 horas de terapia. Para o tratamento de arritmias de formas leves, recomenda-se administrar 40 mg.
Solução Injetável:
Em todas as indicações recomenda-se o uso inicial de 5 mg, por via intravenosa lenta (aproximadamente 2 minutos). Se após 5 a 10 minutos não houver resposta terapêutica adequada pode-se administrar nova dose de 5 mg, sob controle cardiográfico.
Nos casos graves, como nas crises hipertensivas, após o infarto ou em arritmias recorrentes, recomenda-se aplicação de infusão, gota a gota, de 25 mg de CORDILAT diluído em 150 ou 250 ml de solução de glicose, até uma dose total de 100 mg/dia, em média. A velocidade de administração dependerá da resposta terapêutica, dados eletrocardiográficos e pressóricos. A administração da solução injetável de CORDILAT deve ser reduzida ou suspensa quando houver alargamento gradativo do espaço PR, aparecimento de bloqueio AV, bradicardia ou queda pressórica abaixo dos níveis normais.
Em casos de acidentes com hipotensão acentuada e bloqueio AV de alto grau, é necessário aplicar por via intravenosa simpatomiméticos, como isoproterenol ou orciprenalina, ou parassimpatolíticas como a atropina ou, na falta destas drogas, gliconato de cálcio ou similar. Não se recomenda a aplicação de CORDILAT injetável sem controle pressórico e eletrocardiográfico.
As infusões diárias de 25 a 100 mg, em geral, são bem toleradas, respeitando-se as contra-indicações.
USO PEDIÁTRICO:
Recém-nascidos: de 0,75 a 1 mg (= 0,3 a 0,4 ml)
Lactentes: de 0,75 mg a 2 mg (= 0,3 a 0,8 ml)
De 1 a 5 anos: de 2 a 3 mg (= 0,8 a 1,2 ml)
De 5 a 14 anos: de 2,5 a 5 mg (= 1 a 2 ml)
Em recém-nascidos e lactentes, no caso de aparecerem sintomas de insuficiência cardíaca, dependente de taquicardia (esgotamento energético do miocárdio) é necessário digitalizar antes da administração intravenosa.
Recomenda-se interromper a administração intravenosa lenta, no momento do início do efeito. Se necessário, a dose poderá ser repetida após 5 a 10 minutos, sempre sob monitoramento e controle cardiográfico do paciente.