Superdosagem cordilat

CORDILAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORDILAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORDILAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em caso de superdosagem devem ser tomadas medidas de suporte, tais como estimulação beta-adrenérgica ou administração de solução parenteral de cálcio. Essas medidas podem aumentar o fluxo do íon cálcio através dos canais lentos, e têm sido utilizadas no tratamento de superdosagem com o verapamil. No caso de ocorrerem reações hipotensivas de significado clínico ou bloqueio AV de alto grau permanente, devem ser usados agentes vasopressores ou marca-passo cardíaco, respectivamente.
Em caso de assistolia devem ser tomadas medidas usuais incluindo-se a ressuscitação cardiopulmonar.
Em casos de efeitos secundários cardiovasculares agudos, as seguintes medidas devem ser tomadas:
Medidas usuais de terapia intensiva.
Antídoto específico: Cálcio (10 a 20 ml de solução IV de gliconato de cálcio 10% (2,25 a 4,5 mmol). Caso necessário, repetir as doses, ou administrar como infusão gota a gota (5 mmol/hora). Medidas adicionais eventualmente necessárias.
Em bloqueio AV de II e III graus, bradicardia sinusal, assistolia: atropina, isoprenalina, orciprenalina ou tratamento com marcapassos.
Em hipotensão: dopamina, dobutamina, norepinefrina.
Entretanto, se forem observados sintomas de insuficiência miocárdica: dopamina, dobutamina e, se necessário, repetir a injeção de cálcio, eventualmente amiodarona em combinação com isoproterenol.