Interações medicamentosas cortisonal

CORTISONAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CORTISONAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CORTISONAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Fenobarbital, fenitoína, rifampicina e efedrina: podem aumentar a depuração dos corticosteróides, reduzindo seus efeitos terapêuticos, podendo requerer um ajuste na dosagem do corticosteróide. Troleandomicina e cetoconazol: podem inibir o metabolismo dos corticosteróides, ocasionando a diminuição da sua depuração. Conseqüentemente, a dose do corticosteróide deve ser titulada para evitar toxicidade.
Ácido acetilsalicílico e salicilatos: corticosteróides podem aumentar a depuração do ácido acetilsalicílico, portanto o ácido acetilsalicílico deve ser usado com cautela em associação com corticosteróide nos casos de hipoprotrombinemia. Os salicilatos podem ter suas concentrações séricas diminuídas ou aumentar o risco de toxicidade, durante o uso concomitante com corticosteróides. Anticoagulantes cumarínicos: os corticosteróides alteram a resposta dos anticoagulantes, portanto os índices de coagulação devem ser monitorados, afim manter adequado o efeito anticoagulante.
Anfotericina B e inibidores da anidrase carbônica: o uso concomitante com corticosteróides pode resultar em hipocalemia, pois as concentrações séricas de potássio e a função cardíaca devem ser monitoradas durante essa associação. Também pode ocorrer um aumento na depleção de cálcio com risco de hipocalcemia osteoporosis. Contraceptivos orais e estrógenos: podem alterar o metabolismo e a ligação às proteínas, diminuir a depuração e aumentar a meia-vida de eliminação e os efeitos terapêuticos e tóxicos dos corticosteróides, portanto a dose do corticosteróide deve ser ajustada durante essa associação.
Diuréticos depletores de potássio: pode causar o aparecimento de hipocalemia, nesse caso, o paciente deve ser observado pelo médico. Glicosídios digitálicos: pode aumentar a possibilidade de arritmias ou intoxicação digitálica associada à hipocalemia. Antiinflamatórios não hormonais e álcool: pode aumentar a incidência ou a gravidade de ulceração gastrointestinal ou hemorragias. Antidiabéticos orais e insulina: pode aumentar a concentração de glicose sangüínea, portanto se necessário deve-se reajustar a posologia do hipoglicemiante. Imunossupressores: podem aumentar os riscos de infecções e desenvolvimento de linfomas. Bloqueadores neuromusculares despolarizantes: podem aumentar os riscos de depressão respiratória, por relaxamento prolongado. Vacinas de vírus vivos ou outras imunizações: podem aumentar os riscos de reações adversas.