Interações medicamentosas crestor

CRESTOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CRESTOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CRESTOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Efeito de medicamentos coadministrados sobre a rosuvastatina
Dados in vitro e in vivo indicam que a rosuvastatina não tem interação clinicamente significativa com o citocromo P450 (como um substrato, inibidor ou indutor). A rosuvastatina é um substrato para determinadas proteínas transportadoras, incluindo o transportador hepático de captação OATP1B1 e o transportador de efluxo BCRP. A administração concomitante de CRESTOR com medicamentos que são inibidores destas proteínas transportadoras pode resultar em maior concentração plasmática de rosuvastatina e maior risco de miopatia (vide Tabela 4, 8. Posologia e Modo de Usar e 5. Advertências e Precauções).

Tabela 4 Efeito da coadministração de medicamentos sobre a exposição de rosuvastatina (AUC; em ordem decrescente de magnitude) de ensaios clínicos publicados.

Esquema posológico da droga coadministrada

Esquema posológico de

rosuvastatina

Alteração na AUC de

rosuvastatina

ciclosporina 75 mg, duas vezes ao dia a 200 mg duas vezes ao dia, 6 meses

10 mg uma vez ao dia, 10 dias

7,1- vezes ↑

atazanavir 300 mg/ritonavir 100 mg uma vez ao dia, 8 dias

10 mg, dose única

3,1- vezes ↑

lopinavir 400 mg/ritonavir 100 mg duas vezes ao dia, 17 dias

20 mg uma vez ao dia, 7 dias

2,1- vezes ↑

genfibrozila 600 mg duas vezes ao dia, 7 dias

80 mg, dose única

1,9-vezes ↑

eltrombopag 75 mg uma vez ao dia, 10 dias

10 mg, dose única

1,6- vezes ↑

darunavir 600 mg/ritonavir 100 mg, duas vezes ao dia, 7 dias

10 mg uma vez ao dia, 7 dias

1,5- vezes ↑

tipranavir 500 mg/ritonavir 200 mg duas vezes ao dia, 11 dias

10 mg, dose única

1,4- vezes ↑

dronedarona 400 mg, duas vezes ao dia

Não disponível

1,4- vezes ↑

itraconazol 200 mg uma vez ao dia, 5 dias

10 mg ou 80 mg, dose única

1,4- vezes ↑

ezetimibe 10 mg uma vez ao dia, 14 dias

10 mg, uma vez ao dia, 14 dias

1,2- vezes ↑

fosamprenavir 700 mg/ritonavir 100 mg, duas vezes ao dia, 8 dias

10 mg, dose única

aleglitazar 0,3 mg, 7 dias

40 mg, 7 dias

silimarina 140 mg três vezes ao dia, 5 dias

10 mg, dose única

fenofibrato 67 mg três vezes ao dia, 7 dias

10 mg, 7 dias

rifampicina 450 mg uma vez ao dia, 7 dias

20 mg, dose única

cetoconazol 200 mg duas vezes ao dia, 7 dias

80 mg, dose única

fluconazol 200 mg uma vez ao dia, 11 dias

80 mg, dose única

eritromicina 500 mg quatro vezes ao dia, 7 dias

80 mg, dose única

28% ↓

baicalina 50 mg três vezes ao dia, 14 dias

20 mg, dose única

47% ↓



Interações que requerem ajuste da dose de rosuvastatina (vide também Tabela 4)
Quando é necessária a coadministração de CRESTOR com outros medicamentos que conhecidamente aumentam a exposição à rosuvastatina, a dose de CRESTOR deve ser ajustada. Deve-se iniciar com uma dose de 5 mg uma vez dia de CRESTOR se o aumento esperado na exposição (AUC) for de aproximadamente 2 vezes ou maior. A dose máxima diária de CRESTOR deve ser ajustada e então a exposição esperada de rosuvastatina provavelmente não excederá aquela de uma dose diária de 40 mg de CRESTOR administrado sem medicamentos que possam interagir, por exemplo, uma dose de 5 mg de CRESTOR com ciclosporina (aumento de 7,1 vezes na exposição), uma dose de 10 mg de CRESTOR com ritonavir/atazanavir combinados (aumento de 3,1 vezes) e uma dose de 20 mg de CRESTOR com genfibrozila (aumento de 1,9 vezes).

Interação com outros medicamentos
– antiácidos: a administração simultânea de CRESTOR com uma suspensão de antiácido contendo hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio resultou em diminuição da concentração plasmática da rosuvastatina de aproximadamente 50%.
Este efeito foi reduzido quando o antiácido foi administrado 2 horas após CRESTOR.
A relevância clínica desta interação não foi estudada.

Efeito da rosuvastatina sobre medicamentos coadministrados
– varfarina: a farmacocinética da varfarina não é significativamente afetada após a coadministração com CRESTOR. Entretanto, como com outros inibidores da HMGCoA redutase, a coadministração de CRESTOR e varfarina pode resultar em um aumento da razão internacional normalizada (INR) em comparação com a Varfarina isoladamente. Em pacientes em tratamento com antagonistas da vitamina K, recomenda-se a monitorização da INR, tanto no início quanto no término do tratamento com CRESTOR ou após ajuste de dose.

– fenofibratos / derivados do ácido fíbrico: embora nenhuma interação farmacocinética entre rosuvastatina e fenofibrato tinha sido observada, uma interação farmacodinâmica pode ocorrer. A genfibrozila, o fenofibrato e outros ácidos fíbricos, incluindo o ácido nicotínico, podem aumentar o risco de miopatia quando administrados concomitantemente com inibidores da HMG-CoA redutase (vide 5. Advertências e Precauções).

– ciclosporina: a coadministração de CRESTOR com ciclosporina não resultou em alterações significativas na concentração plasmática da ciclosporina.

– outros medicamentos: não houve interações clinicamente significativas com contraceptivo oral, digoxina, ezetimibe ou fenofibrato.
Em estudos clínicos, CRESTOR foi coadministrado com agentes anti-hipertensivos, agentes antidiabéticos e terapia de reposição hormonal. Esses estudos não demonstraram evidência de interações adversas clinicamente significativas.
Apesar de estudos clínicos terem demonstrado que CRESTOR em monoterapia não reduz a concentração de cortisol plasmático basal ou prejudique a reserva adrenal, deve-se ter cautela se CRESTOR for administrado concomitantemente com fármacos que podem diminuir os níveis ou a atividade de hormônios esteroidais endógenos, tais como cetoconazol, espironolactona e cimetidina.