Posologia de curosurf

CUROSURF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de CUROSURF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com CUROSURF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Tratamento de Resgate
A dose inicial recomendada é de 100-200 mg/kg (1,25-2,5 mL/kg), administrado em dose única, logo que possível após o diagnóstico de SDR.
Doses adicionais de 100 mg/kg (1,25 mL/kg), com intervalos de 12 horas entre as doses, também podem ser administradas se SDR for diagnosticada como a causa da persistência ou agravamento do quadro respiratório dos lactentes (dose máxima total de 300-400 mg/kg).

Profilaxia
Uma dose única de 100-200 mg/kg deve ser administrada logo que possível após o nascimento (de preferência, dentro de 15 minutos). Doses adicionais de 100 mg/kg podem ser administradas de 6-12 horas após a primeira dose e então 12 horas depois em crianças que têm sinais persistentes de SDR e mantêm-se dependentes de ventilação mecânica (dose total máxima: 300-400 mg/kg).

Forma de Administração:
Curosurf® só deve ser administrado por profissionais treinados e experientes no cuidado, reanimação e estabilização de prematuros.
Curosurf® é administrado por via intratraqueal ou intrabronquial em recém-nascidos cuja frequência cardíaca e concentração de oxigênio arterial ou saturação de oxigênio estão sendo constantemente monitorados, o que é geralmente possível em unidades neonatais.
Curosurf® está disponível em frascos-ampolas que devem ser mantidos em refrigerador, na temperatura de 2 a 8ºC. Antes do uso, o frasco-ampola deve ser aquecido à temperatura ambiente. Este aquecimento pode ser realizado, por exemplo, colocando o frasco entre as mãos por alguns minutos. Depois de aquecido, virar o frasco-ampola de cabeça para baixo algumas vezes, gentilmente, sem agitação, para obter-se uma suspensão homogênea.
A suspensão deverá ser retirada do frasco-ampola utilizando-se uma agulha fina e uma seringa estéril, conforme orientações a seguir:
1)Localize o lacre (FLIP UP) sobre a tampa de plástico colorida;
2)Levante o lacre e puxe para cima;
3)Retire a tampa de plástico com a parte de alumínio para baixo;
4)Retire todo o anel puxando o invólucro de alumínio;
5)Retire a tampa de borracha para extrair o conteúdo.

Descartar qualquer quantidade residual (não utilizada) deixada no frasco. Não guardar qualquer quantidade residual para administração posterior.
Curosurf® pode ser administrado das seguintes maneiras:
A) Desconectando a criança do ventilador:
Desconectar momentaneamente a criança do ventilador e administrar de 1,25 a 2,5 mL/kg (100-200 mg/kg) da suspensão, em bolus único, diretamente na porção baixa da traqueia através do tubo endotraqueal.
Após a administração, é necessário que a criança seja ventilada manualmente durante um curto período (cerca de 1 minuto), com a mesma mistura de oxigênio usada antes do tratamento a fim de possibilitar uma distribuição uniforme.
Doses adicionais (1,25 mL/kg) podem ser necessárias, devendo ser administradas da mesma maneira.
B) Sem desconectar a criança do ventilador:
Administrar 1,25 a 2,5 mL/kg (100-200 mg/kg) da suspensão, na forma de bolus único, diretamente na porção baixa da traqueia passando um cateter através do orifício de sucção do tubo endotraqueal. Doses adicionais (1,25 mL/kg) podem ser necessárias, devendo ser administradas da mesma maneira.
C) Há uma terceira opção da administração através de um tubo endotraqueal na sala de parto antes que a ventilação mecânica seja iniciada – neste caso, a ventilação manual é utilizada e a extubação para CPAP é uma opção, seja na sala de parto ou após a admissão na unidade neonatal (INtubation SURfactant Extubation – INSURE).
As crianças que não necessitarem de ventilação assistida deverão ser extubadas após a administração de Curosurf®.
A melhora das trocas gasosas alveolares ocasiona rápido aumento da concentração arterial de oxigênio, por isso recomenda-se, após a administração, a monitorização intensiva da gasometria arterial e o ajuste rápido da concentração de oxigênio inspirado visto que geralmente ocorre um aumento imediato da PaO2 ou da saturação de oxigênio. É recomendável a monitorização contínua da PaO2transcutânea ou de saturação de oxigênio a fim de prevenir uma hiperoxigenação, bem como realizar gasometrias periódicas.