Advertências daktarin gel

DAKTARIN GEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DAKTARIN GEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DAKTARIN GEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O miconazol é sistematicamente absorvido e é conhecido por inibir a CYP2C9 e CYP3A4 (vide “Propriedades farmacocinéticas”), o que pode levar ao prolongamento do efeito da varfarina. Foram relatados eventos hemorrágicos, alguns com resultados fatais, com o uso concomitante de miconazol gel oral e varfarina (vide “Interações medicamentosas”). Deve-se ter cuidado se for planejada a utilização concomitante de DAKTARIN® gel oral ou comprimidos com anticoagulantes cumarínicos como a varfarina, e o efeito anticoagulante deve ser cuidadosamente monitorado e titulado.
É aconselhável controlar os níveis de miconazol e fenitoína, caso eles sejam utilizados concomitantemente. Em pacientes utilizando certos hipoglicemiantes orais, como sulfonilureias, um aumento do efeito terapêutico, levando à hipoglicemia, pode ocorrer durante o tratamento concomitante com miconazol e medidas apropriadas devem ser consideradas (vide “Interações medicamentosas”).

Gravidez (Categoria C) e Lactação
Não há estudos adequados e controlados em mulheres grávidas. Em exposições clinicamente relevantes, os estudos em animais não indicam efeitos nocivos diretos ou indiretos relacionados à toxicidade reprodutiva. Como medida de precaução é preferível evitar o uso de DAKTARIN® gel oral durante a gestação, a menos que o benefício do tratamento para a paciente ultrapasse os riscos para o feto.
Não se sabe se o miconazol ou seus metabólitos são excretados no leite humano.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.

É importante levar em consideração a variabilidade na maturação da função da deglutição em bebês.

Especialmente em lactentes e crianças pequenas é necessário recomendar cuidado, a fim de garantir que o gel não obstrua a garganta. Assim, o gel não deve ser aplicado na parte posterior, próximo da garganta. Cada dose deve ser dividida em pequenas porções.
Observar o paciente quanto ao possível risco de asfixia. Ainda devido ao risco de asfixia, o gel não deve ser aplicado ao mamilo da mãe durante a amamentação.
Reações severas de hipersensibilidade, incluindo anafilaxia e angioedema, foram relatadas durante o tratamento com DAKTARIN® gel oral. Se ocorrer uma reação sugestiva de sensibilidade, o tratamento deve ser descontinuado.
Reações cutâneas graves (por exemplo, necrólise epidérmica tóxica e síndrome de Stevens-Johnson) foram relatadas em pacientes recebendo DAKTARIN® gel oral. Recomenda-se que os pacientes sejam informados sobre os sinais de reações cutâneas graves, e que o uso de DAKTARIN® gel oral seja interrompido ao primeiro sinal de erupção cutânea.

Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
DAKTARIN® gel oral não afeta o estado de alerta ou a capacidade de dirigir.