Advertências daraprim

DARAPRIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DARAPRIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DARAPRIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Muito raramente, algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais muito graves, com risco de vida, quando estão tomando este medicamento.
Os seguintes sinais e sintomas podem estar relacionados a um efeito colateral muito grave:
•sinais de uma reação alérgica, como, erupção na pele, urticária, coceira, vermelhidão, inchaço, aparecimento de bolhas, descamação da pele, com ou sem febre;
•respiração sibilante;
•aperto no peito ou na garganta, dificuldade de respirar ou falar, tosse e/ou rouquidão incomum;
•edema da boca, face, lábios, língua ou garganta.

Orientações sobre medidas adicionais recomendadas n o caso do tratamento da malária
Como medidas gerais, junto a este tratamento, recomenda-se o uso de telas protetoras contra insetos, mosquiteiros em camas, repelentes contra mosquitos [dietiltoluamida (DEET) a 10% a 35%] e permetrina em spray sobre as roupas e mosquiteiros (não aplicar spray de repelentes em crianças) e evitar se expor ao ar livre durante o entardecer e à noite.

Cuidados e advertências em populações especiais
Este medicamento deverá ser usado com cuidado em pacientes com comprometimento da função renal ou hepática ou com deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase (G6PD). Seu uso com precaução também é recomendado em caso de pacientes com histórico de convulsões ou possível deficiência de folato (síndrome de má absorção, gravidez, alcoolismo). Quando usado por mais de três a quatro dias, há possibilidade de desenvolvimento de complicações hematológicas, como leucopenia, anemia ou trombocitopenia, mas esta ocorrência pode ser reduzida com a administração concomitante de ácido folínico. Estas complicações são monitoradas através da realização de hemograma, semanalmente durante o tratamento e por mais duas semanas após a suspensão do tratamento.

• Idosos
Recomenda-se precaução em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos, devido a maior possibilidade de esses pacientes apresentarem insuficência renale/ou hepática.

• Gravidez e Lactação
-Uso na gravidez: embora haja teoricamente risco de anormalidades fetais pelo uso de inibidores de folato administrados durante a gravidez, não se documentar am tais efeitos causados por DARAPRIM® em seres humanos. O uso de DARAPRIM® durante a gravidez só d eve ocorrer após cuidadosa avaliação médica do potencial risco e benefício do tratamento. Se administrado durante a gravidez, é recomendado que se faça uma adequada suplementação de folato.
No tratamento da toxoplasmose, os riscos resultantes da administração de altas doses de DARAPRIM devem ser considerados contra os perigos de aborto ou deformação fetal devido à infecção.
-Uso durante o período de lactação: a quantidade d e pirimetamina secretada no leite materno é insuficiente para contraindicar seu uso em mulheres que estão am amentando. Entretanto, a administração concomitante de agentes inibidores de folatos no lactente deve ser evitada, se possível.
Categoria C de risco na gravidez: Não foram realiza dos estudos em animais e nem em mulheres grávidas;ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas n ão existem estudos disponíveis realizados em mulher es grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Dirigir veículos ou operar máquinas
Não existem informações que sugiram que DARAPRIM a fete a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.