Características farmacológicas daraprim

DARAPRIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DARAPRIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DARAPRIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A pirimetamina, ou 5-(4-clorofenil)-6-etilpirimidina-2,4-diamina, é um antagonista do ácido fólico com atividade contra protozoários, usado como antimalárico e como medicamento chave para tratamento da toxoplasmose, associado a uma sulfonamida.

Farmacodinâmica
Seu mecanismo de ação implica na redução da síntese de ácidos nucleicos (ARN e ADN) pela competição
com o di-hidrofolato e inibição da enzima di-hidrof olato redutase (DHFR), que participa da transformaç ão de di-hidrofolato em tetraidrofolato, precursor de ARN e ADN. Sua afinidade pela DHFR do parasita é cercade cem vezes maior do que pela DHFR humana. A inibição da DHFR no plasmódio manifesta-se pela falha na divisão celular no momento da formação do esquizont e nos eritrócitos e no fígado do hospedeiro (Ferone , 1984). Similarmente, a pirimetamina inibe a DHFR no Toxoplasma gondii e Pneumocystis jirovecii, embora essa enzima, nestes dois organismos, tenha características moleculares diferentes (Kovacs et al., 1990).

Farmacocinética
Após administração oral, a pirimetamina é totalment e absorvida (biodisponibilidade de 100%), com início de ação em aproximadamente uma hora e com níveis plasm áticos máximos alcançados em torno de quatro a seis horas (1,5-8 horas). Apresenta taxas de ligação às proteínas plasmáticas de 80-87%. Distribui-se amplamente no corpo, principalmente nas hemácias, rins, pulmões e baço. Atravessa a barreira hematoencefálica e a placenta e aparece também no leite materno. Apresenta uma relação de concentração sangue/plasma de 0,9 8 +/- 0,16 e um volume de distribuição de 2,3 ± 0,6 L /kg. É metabolizada no fígado e eliminada lentament e do corpo, com meia-vida de eliminação de cerca de 80-9 5 h. Sua excreção é renal e estimada em 65% (20%-30% como droga não alterada), com uma depuração de 0,41 +/- 0,06 (ml/(kg*min)).