Posologia de daunoblastina

DAUNOBLASTINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DAUNOBLASTINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DAUNOBLASTINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A Daunoblastina® deve ser administrada a pacientes com câncer apenas por injeção intravenosa (IV).
Devido ao risco de necrose tecidual local grave no caso de extravasamento do fármaco, recomenda-se injetar Daunoblastina® pelo tubo de borracha do equipo de infusão IV de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de glicose a 5%. A duração da infusão pode variar de 2-3 minutos até 30-45 minutos. Não é recomendada a administração por punção direta da veia (push) devido ao risco de extravasamento, que pode ocorrer mesmo na presença de retorno sanguíneo adequado com a aspiração da agulha (vide item 5. Advertências e Precauções).
A dose de Daunoblastina® é normalmente baseada na área de superfície corporal do paciente (m2), mas, em crianças abaixo de 2 anos de idade (ou com uma área de superfície corporal menor que 0,5 m2), sugere-se que a dose seja calculada pelo peso corporal (kg) ao invés da área de superfície corporal.
A dose de Daunoblastina® a ser administrada por ciclo pode variar de acordo com diversos parâmetros, incluindo:
-o objetivo terapêutico (por exemplo, indução de remissão ou manutenção);
-o uso como agente único ou em combinação com outros fármacos citotóxicos ou radioterapia;
-a idade do paciente a ser tratado (crianças, adultos ou idosos);
-a tolerabilidade do paciente.

Uso em Crianças
Daunoblastina® é administrada em tratamentos combinados na faixa de doses de 0,5-1,5 mg/kg/dia (25 a 45 mg/m2/dia), com frequência de administração dependendo do regime empregado.

Uso em Adultos
A dose diária recomendada de Daunoblastina® como agente único para o primeiro esquema da indução de remissão em pacientes adultos é de 60 mg/m2 a ser repetido em 3 dias sucessivos. Para os esquemas subsequentes de indução (a ser administrado a cada 3-4 semanas de acordo com a situação da medula óssea e contagem de células sanguíneas), a Daunoblastina® é recomendada na mesma dose diária, mas por somente 2 dias consecutivos. Em tratamentos combinados padrão, a dose diária recomendada de Daunoblastina® é de 45 mg/m2 a ser administrada de acordo com o esquema descrito acima. Em pacientes idosos (> 65 anos de idade), pode ser necessária reduzir a dose de Daunoblastina® para 45 mg/m2 quando administrada como agente único e para 30 mg/m2 em esquemas combinados.

Modificação da dose Disfunção Hepática
São recomendadas reduções da dose em pacientes com os seguintes valores da bioquímica sérica:
Daunoblastina® não deve ser administrada a pacientes com insuficiência hepática grave (Classificação de Child Pugh Classe C [pontuação total 10-15] – vide item 4. Contraindicações).
Para pacientes com insuficiência hepática leve e moderada (Classificação de Child Pugh Classe A [pontuação total 5-6] e B [pontuação total 7-9]), reduções de dose são recomendadas com base nos seguintes valores de bilirrubina sérica:
Bilirrubina 1,2 a 3 mg/dL: metade da dose inicial recomendada. Bilirrubina > 3 mg/dL: um quarto da dose inicial recomendada.

Disfunção Renal
Para pacientes com insuficiência renal moderada, taxa de filtração glomerular (GFR) entre 10-20 mL/min ou creatinina sérica aproximadamente entre 3,4-7,9 mg/dL, a dose de Daunoblastina® deve ser reduzida pela metade (vide item 4. Contraindicações).

Preparo da solução
Daunoblastina® deve ser reconstituída com o diluente que acompanha a embalagem. A solução obtida após reconstituição contém 2 mg de daunorrubicina por mL. O conteúdo no frasco-ampola está sob pressão negativa a fim de reduzir a formação de aerossol durante a reconstituição. Deve-se exercer especial cautela quando a agulha é inserida: deve-se evitar a inalação de qualquer aerossol produzido durante a reconstituição. O frasco-ampola deve ser agitado suavemente até a dissolução completa do medicamento. A solução reconstituída deve ser protegida da luz e é estável por 24 horas em temperatura ambiente ou por 48 horas entre 4 e 10º C.

Administração intravenosa
A dose necessária da solução reconstituída deve ser retirada para uma seringa contendo 10 a 15 mL de solução de cloreto de sódio a 0,9% e lentamente injetada no tubo do equipo onde corre uma solução para infusão IV de cloreto de sódio a 0,9% ou dextrose a 5%, a fim de minimizar o risco de extravasamento do fármaco e assegurar que a veia seja lavada após a administração do fármaco.

Cuidados na administração
Recomendam-se as seguintes medidas de proteção, devido à natureza tóxica do composto:
-As pessoas devem ser treinadas nas boas práticas para reconstituição e manipulação;
-Mulheres grávidas não devem trabalhar com este medicamento;
-As pessoas que manipulam a Daunoblastina® devem utilizar roupas protetoras (óculos de proteção, avental, máscaras e luvas descartáveis);
-Deve-se delimitar uma área para reconstituição (de preferência sob um sistema de fluxo laminar). A superfície de trabalho deve ser protegida por papel absorvente descartável, recoberto com plástico na parte posterior;
-Todos os materiais utilizados na reconstituição, administração ou limpeza, incluindo luvas, devem ser descartados em sacos para resíduos de alto risco e destinados à incineração em altas temperaturas;

-Respingos ou vazamentos devem ser tratados com solução diluída de hipoclorito de sódio (1% de cloro disponível), de preferência por adsorção, e depois com água;
-Todos os materiais de limpeza devem ser descartados como indicado previamente;
-O contato acidental com pele ou olhos deve ser tratado imediatamente através de lavagens abundantes com água ou água e sabão ou solução de bicarbonato de sódio. Deve-se buscar atenção médica.
-Sempre lavar as mãos após remoção das luvas;
-O fármaco deve ser usado dentro de 24 horas após a primeira penetração no batoque de borracha. Qualquer solução restante não utilizada deve ser descartada.

Incompatibilidades
Relatou-se incompatibilidade de Daunoblastina® com heparina sódica, que pode causar precipitação do fármaco na solução e com alumínio. Também se relatou incompatibilidade quando uma solução de cloridrato de daunorrubicina foi misturada com uma solução de fosfato sódico de dexametasona, aztreonam, alopurinol sódico, fludarabina, piperacilina/tazobactam e aminofilina. Daunoblastina® pode ser usada em combinação com outros agentes antitumorais, mas não se recomenda que seja misturada com outros fármacos na mesma seringa.

Dose Omitida
Como Daunoblastina® é um medicamento de uso exclusivamente hospitalar ou ambulatórios especializados, o plano de tratamento é definido pelo médico que acompanha o caso. Se o paciente não receber uma dose deste medicamento, o médico deve redefinir a programação do tratamento. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.