Características farmacológicas dekatin

DEKATIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DEKATIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DEKATIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A Crataegus oxyacantha L. é um pequeno arbusto originário da Europa. Em seu caule encontra-se grande quantidade de flavonoides, entre eles a vitexina, a vitexina-O-rhamnosídeo, a quercetina e a isovitexina. A quantidade de flavonoides totais em sua seiva pode chegar a 20%.
Dekatin contém extrato padronizado de Crataegus oxyacantha L., contendo 2,5% de flavonoides expressos como vitexina. Estudos demonstrando uma ação dose resposta mostram uma ação inotrópica positiva (aumento da amplitude de contração) e cronotrópica negativa (diminuição da frequência) na musculatura cardíaca. Um dos mecanismos de ação identificado para este efeito é a inibição da enzima fosfodiesterase, que leva a um aumento da concentração de AMP cíclico intracelular, promovendo um efeito inotrópico positivo. Outro mecanismo de ação proposto é a inibição na bomba de sódio/potássio ATPase.
A melhora da função cardíaca se deve à vasodilatação periférica e melhor perfusão coronariana.