Advertências deltapil

DELTAPIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DELTAPIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DELTAPIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não deve ser ingerido ou inalado.
Não deve haver contato com os olhos e mucosas. No c aso de contato acidental com os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente por alguns minutos.
No caso de infecção ou irritação da pele, interromper o tratamento.
No caso de uso em pele lesada por feridas ou queimaduras, pode ocorrer maior absorção da deltametrina com efeitos gastrintestinais e neurológicos agudos, efeitos estes, característicos quando o medicamento é utilizado erroneamente pela via oral, o que é extremamente proibido.

Normas de higiene recomendadas:
1.Ferver as roupas de cama e de uso pessoal, mantendo-as limpas;
2.Manter as unhas curtas e limpas. No caso de pediculose (piolhos) e ftiríase (chatos), manter os
cabelos curtos e limpos;
3. Evitar exagero de coçar e colocar luvas de proteção nas crianças;
4.Procurar descobrir possíveis portadores e possíveis contatos com eles ou seus objetos de uso;
5.Alertar os responsáveis por instituições coletivas frequentadas pelo portador do parasita.

Toxicidade Reprodutiva. Um estudo de teste reprodutivo de três gerações realizado em ratos, indicou que a NOEL estimada para a deltametrina deve ser superior a 2,5mg/kg/dia, sendo os níveis testados 0; 0,1; 1,0 e 2,5mg/kg/dia. A administração oral de deltametrina no 7º e 16º dia de gestação produziu uma redução de peso proporcional à dose administrada, não sendo, contudo, observado nenhum efeito no número de implantes, mortalidade, peso ou má formação fetal (Hayes e Laws, 1990).

Carcinogenicidade. A International Agency for Research on Cancer, em 1991, concluiu que as substâncias deltametrina, fenvalerato e permetrina não são consideradas carcinogênicas à espécie humana.

Teratogenicidade. Não há evidências na literatura que indiquem que deltametrina apresente atividade teratogênica em camundongos, ratos e coelhos (Hayese Laws, 1990).

Gravidez:
Categoria B: Os estudos em animais não demonstraram risco fetal , mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.