Portal

REAÇÕES ADVERSAS DENYL

As reações adversas observadas com citalopram são em geral moderadas e transitórias. As reações adversas mais são frequentes durante a primeira ou segunda semana de tratamento e, geralmente, diminuem de intensidade frequência com a continuação do tratamento. Para as reações após uma dose-resposta foi descoberto: aumento da sudorese, boca seca, insônia, sonolência, diarreia, náuseas e fadiga.

A tabela mostra o percentual de reações adversas associadas com ISRSs e / ou citalopram visto em ≥ 1% dos pacientes em estudos duplo-cego placebo-controlados ou no período pós-comercialização. As frequências foram definidas como: muito comum (>1/10), comum (>1/100 a <1/10), incomum (>1/1000 e <1/100), raro (>1/10000 e <1/1000), muito raro (<1/10000), desconhecido (não pode ser estimado com os dados atuais):

 Muito comumComumIncomumRaroDesconhecido
Distúrbiossanguíneos elinfáticos    Trombocitopenia
Distúrbios dosistemaimunológico    Hipersensibilidade,reação anafilática
Distúrbiosendócrinos    Secreção inadequadado hormônioantidiurético
Distúrbios demetabolismo enutrição Diminuiçãodo apetite,diminuiçãodo peso.Aumento doapetite, aumentodo peso.HiponatremiaHipocalemia.
Distúrbiospsiquiátricos Agitação,diminuiçãoda libido,ansiedade,nervosismo,confusão,sonhosanormais,orgasmoanormal emmulheresAgressividade,alucinações,despersonalização, mania Ataque de pânico,bruxismo, agitação,ideação suicida ecomportamentosuicida1
Distúrbios dosistema nervosoInsônia,sonolênciaTremores,parestesia,tontura,distúrbio daatenção.SíncopeConvulsão degrande mal,discinesia,alterações nopaladar.Convulsões,síndromeserotoninérgica,distúrbioextrapiramidal,acatisia, distúrbiosdo movimento
Distúrbios devisão  Midríase (quepode levar aoglaucoma agudode ângulofechado), verAdvertências ePrecauções. Distúrbio visual
Distúrbios devisão  Midríase (quepode levar aoglaucoma agudode ângulofechado), verAdvertências ePrecauções.  
Distúrbios deaudição Tinitus   
DistúrbiosCardíacos  TaquicardiaBradicardia Intervalo QTprolongado doeletrocardiograma,arritmia ventricularincluindo Torsadede Pointes.
Distúrbiosvasculares   HemorragiaHipotensãoortostática
Distúrbiosrespiratórios,torácicos emediastinos Bocejo  Epistaxe
DistúrbiosgastrointestinaisBocaseca,náuseaDiarreia,vômitos,constipação.  Hemorragiagastrointestinal(inclui hemorragiaretal).
Distúrbioshepatobiliares   HepatiteExames de funçãohepática anormais
Distúrbios dapele e do tecidosubcutâneoAumentodasudoresepruridoUrticária,alopécia, eritema(rash), púrpura,fotosensibilidade. Equimoses,angioedemas.
Distúrbios dostecidos músculoesqueléticose conectivos Artralgias,mialgias   
Distúrbios renais e urinários  Retenção urinária  
Distúrbios dosistemareprodutor emamas Impotência,alterações daejaculação,falha daejaculaçãoMulheres:menorragia GalactorréiaMulheres:MetrorragiaHomens: priapismo
Distúrbios geraise problemas nolocal deadministração  Fadiga Edema Pirexia 

1Casos de ideação suicida e comportamentos suicidas foram relatados durante a terapia do citalopram ou logo após a descontinuação do tratamento (ver: Advertências).

Fraturas Ósseas
Estudos epidemiológicos, conduzidos principalmente em pacientes com 50 anos de idade e mais velhos, mostram um aumento do risco de fraturas ósseas em doentes tratados com ISRS e antidepressivos tricíclicos. O mecanismo que leva a este risco é desconhecido.

Prolongamento do Intervalo QT
Casos de Prolongamento do intervalo QT e arritmia ventricular incluindo Torsade de Pointes foram relatados durante o período de comercialização, predominantemente em pacientes do sexo feminino, com hipocalemia ou com prolongamento do intervalo QT pré-existente causado por outras doenças cardíacas (ver: Contraindicações, Advertências e Precauções, Interações Medicamentosas, Superdose e Propriedades Farmacodinâmicas).
As seguintes reações adversas a medicamentos também foram reportadas para a classe terapêutica dos ISRSs: inquietude psicomotora/acatisia (ver: Advertências) e anorexia.

Sintomas observados na descontinuação do tratamento com ISRSs

A descontinuação do citalopram (particularmente quando abrupta) causa sintomas de descontinuação.

Tonturas, alterações da sensopercepção (inclui parestesias), alterações do sono (inclui insônia e sonhos vívidos), agitação ou ansiedade, náusea e/ou vômitos, tremores, confusão, sudorese cefaleia, diarreia, palpitações, instabilidade emocional, irritabilidade e alterações visuais são as reações mais comumente reportadas. Geralmente, esses eventos são de intensidade leve a moderada e autolimitados, porém em alguns pacientes podem ser graves e/ou prolongados. Os eventos geralmente se resolve dentro de 2 semanas, embora em alguns indivíduos este tempo possa se prolongar (2-3 meses ou mais). Logo, quando o tratamento com o citalopram não for mais necessário, recomenda-se fazer uma descontinuação gradual, com diminuição progressiva da dose (ver: Posologia e Advertências e Precauções).
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.