Interações medicamentosas depo-medrol

DEPO-MEDROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DEPO-MEDROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DEPO-MEDROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As interações farmacocinéticas listadas abaixo são potencialmente importantes em termos clínicos.
Ocorre inibição mútua do metabolismo com o uso concomitante de ciclosporina e metilprednisolona; portanto, é possível que os efeitos adversos associados ao uso individual de cada fármaco, possam apresentar uma maior tendência em ocorrer.
Foram relatadas convulsões com o uso concomitante de ciclosporina e metilprednisolona.
Medicamentos que induzem as enzimas hepáticas, como fenobarbital, fenitoína e rifampicina podem aumentar o clearance de metilprednisolona e podem exigir que se aumente a dose de metilprednisolona para atingir a resposta desejada.
Medicamentos como troleandomicina e cetoconazol podem inibir o metabolismo da metilprednisolona e diminuir, portanto seu clearance. Logo, a dose de Depo-Medrol* (acetato de metilpredinisolona) deve ser ajustada para se evitar toxicidade por esteroide.
A metilprednisolona pode aumentar o clearance do ácido acetilsalicílico administrado cronicamente em doses altas, o que pode levar à diminuição dos níveis séricos de salicilato ou ao aumento no risco de toxicidade do salicilato, quando se suspende a metilprednisolona. O ácido acetilsalicílico deve ser usado cuidadosamente quando coadministrado com corticosteroides a pacientes com hipoprotrombinemia.
O efeito da metilprednisolona sobre os anticoagulantes orais é variável. Existem relatos de aumento, assim como de diminuição, da ação do anticoagulante quando administrado concomitantemente com os corticosteroides. Portanto, os índices de coagulação devem ser monitorados para se obter o efeito anticoagulante desejado.