Bula para paciente dermacerium

DERMACERIUM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DERMACERIUM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DERMACERIUM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
DERMACERIUM® é um creme antimicrobiano, cicatrizante tópico, indicado para a prevenção e tratamento de infecções em queimaduras e feridas de difícil resolução, como úlceras crônicas de membros inferiores e mal perfurante plantar. A ação inicia-se no momento da aplicação. POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
DERMACERIUM® trata lesões infectadas, por apresentar ação antimicrobiana1-5, além de agir como cicatrizante6-12. Nos pacientes com queimaduras, o nitrato de cério presente no DERMACERIUM® tem uma ação moduladora da resposta imunológica (de defesa), prevenindo uma “queda” da imunidade, comum nestes pacientes 13,14.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CONTRA-INDICAÇÕES:
O uso não é recomendado no final da gestação, em crianças prematuras e recém-natos no primeiro mês de vida, quando utilizado em grandes áreas do corpo2. É contra indicado em pacientes alérgicos às Sulfas e demais componentes da formulação.
ADVERTÊNCIAS:
Qualquer medicação deve ser interrompida caso ocorram, com o seu uso, sinais de hipersensibilidade local ou sistêmica. Caso isto ocorra procure um médico levando o produto. DERMACERIUM® deve ser evitado em gestantes a termo, recém natos até um mês de vida e prematuros.
PRECAUÇÕES
Não deve ser aplicado na região dos olhos. Medicamentos para uso tópico devem ser manipulados de forma cuidadosa de modo a não haver contaminação do produto com partículas provenientes da lesão a ser tratada. Siga a orientação de seu médico na manipulação correta do produto. Deve ser utilizado apenas por via local, não ingerir o medicamento.
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS
Na forma de apresentação do produto, não são conhecidas interações com outros medicamentos. Contudo é relatado na literatura médica, um risco aumentado de leucopenia em pacientes em uso de cimetidina15, concomitante ao uso tópico de sulfadiazina de prata. É descrita também a inativação pela sulfadiazina de prata de agentes desbridantes enzimáticos, como colagenases16.
Este medicamento não deve ser utilizado em mulheres grávidas sem orientação médica. Informe seu médico se está amamentando Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde. Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ASPECTO FÍSICO
O produto apresenta-se como um creme branco.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS
O creme não possui odor (cheiro).
DOSAGEM: Aplicar uma vez ao dia. Pode ser reaplicado duas vezes ao dia no caso de lesões muito exsudativas (úmidas) ou a critério médico.
COMO USAR: Após a limpeza da área afetada de acordo com a orientação médica, aplicar uma fina camada do medicamento sobre a lesão. Utilizar DERMACERIUM® até a cicatrização da ferida.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Pacientes que utilizam o produto por longos períodos e/ou em grandes áreas do corpo devem ser acompanhados por médico que avaliará a necessidade de acompanhamento laboratorial. Há relatos de argiria, pigmentação escurecida da pele ou mucosas secundária a deposição do metal prata, após a utilização tópica de creme de sulfadiazina de prata por longos períodos17-20.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
É pouco provável que ocorra uma super-dosagem apenas com o uso tópico do DERMACERIUM®. Eventualmente, a utilização em grandes superfícies pode ocasionar um aumento da concentração da sulfadiazina de prata no sangue. Sendo indicado, nestes casos, acompanhamento médico.
ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C – 30°C). Proteger da luz e umidade.