Bula para paciente dermomax

DERMOMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DERMOMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DERMOMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO DO MEDICAMENTO:
O DERMOMAX® (lidocaína) creme é um anestésico local que aplicado à pele intacta, provoca diminuição temporária da dor. O início da ação do medicamento depende da dose utilizada, do tempo de aplicação, da área a ser tratada, da espessura da pele, que varia entre as diversas áreas do corpo, e outras condições patológicas ou não da pele.
INDICAÇÕES DO MEDICAMENTO:
DERMOMAX® (lidocaína) creme é indicado para o alívio temporário da dor associada a pequenos cortes e abrasões da pele que comprometem somente a epiderme, não atingindo a derme; pequenas queimaduras (de 1º grau) incluindo as provocadas pela luz do sol; pequenas irritações e picadas de insetos. Pode ser aplicado antes de procedimentos como venopunção, injeções intradérmicas, subcutâneas ou intramusculares em adultos e crianças, bem como antes de tratamentos a laser sobre a pele.
RISCOS DO MEDICAMENTO:
Contra-indicações: DERMOMAX® (lidocaína) creme é contra-indicado para pacientes com história conhecida de sensibilidade a anestésicos locais do tipo amida, ou a quaisquer outros componentes do medicamento. DERMOMAX® (lidocaína) creme não é recomendado para qualquer condição clínica na qual possa ocorrer penetração ou migração além da membrana timpânica no ouvido médio, por causa dos efeitos ototóxicos observados em estudos com animais. DERMOMAX® (lidocaína) creme não é recomendado para uso oftálmico. Precauções e advertências: A aplicação do DERMOMAX® (lidocaína) creme em áreas mais extensas ou por períodos mais prolongados que o recomendado poderá resultar em absorção suficiente da lidocaína para provocar graves efeitos adversos. Evitar contato com os olhos. Se houver contato com os olhos, lave-os imediatamente com água ou soro fisiológico e proteja-os até a volta da sensibilidade. Não aplicar sobre a pele irritada ou se houver irritação excessiva. Se a condição piorar, ou se os sintomas permanecerem inalterados por mais de sete dias, ou se desaparecerem e se manifestarem novamente dentro de poucos dias, interrompa o uso deste medicamento e consulte um médico. Não usar em grandes quantidades, especialmente sobre áreas com escoriações ou bolhas. Em caso de ingestão acidental, deve-se procurar auxílio profissional ou contatar imediatamente um centro de controle de envenenamentos.
Ao aplicar DERMOMAX® (lidocaína) creme, o paciente deverá estar ciente de que a produção de analgesia dérmica pode estar acompanhada do bloqueio de todas as sensações na área da pele tratada. Por essa razão, o paciente deverá evitar traumas acidentais à área tratada como arranhar, esfregar ou expor a região a temperaturas excessivamente quentes ou frias até a recuperação completa da sensibilidade. Embora a incidência de reações adversas sistêmicas com DERMOMAX® (lidocaína) creme seja muito baixa, todos os cuidados deverão ser tomados, especialmente quando se aplicar o medicamento sobre áreas extensas e o creme for mantido no local por duas ou mais horas. Acredita-se que a incidência de reações adversas sistêmicas seja diretamente proporcional à área de aplicação e ao tempo de exposição. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:
DERMOMAX® (lidocaína) creme só deverá ser usado durante a gravidez quando essencialmente necessário e apenas com acompanhamento médico. A lidocaína é excretada no leite humano. Assim sendo, devem-se tomar as devidas precauções ao se administrar DERMOMAX® (lidocaína) creme a pacientes em fase de amamentação.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
USO PEDIÁTRICO:
Consulte um médico antes de usar DERMOMAX® (lidocaína) em crianças com menos de 2 anos de idade. Quando se estiver fazendo uso de DERMOMAX® (lidocaína) em crianças, deve-se ter cuidado para assegurar que o creme seja aplicado apenas na região em tratamento. A ingestão acidental pode levar à toxicidade relacionada à dose.
Interações medicamentosas:
DERMOMAX (lidocaína) creme deverá ser usado com cautela em pacientes sob terapia com fármacos antiarrítmicos, como substâncias dos grupos I (bloqueadores de canais de sódio), II (beta-bloqueadores) ou III (bloqueadores de canais de potássio), haja vista que os efeitos tóxicos são potencializados com possibilidade de causar repercussões clínicas sérias. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Interações com alimentos:
Não são descritas interações farmacológicas com alimentos. Entretanto, considerando que substâncias provenientes da Erva-de-São-João podem causar interação farmacocinética, informe ao seu médico o uso de chás naturais ou fitoterápicos. Alterações nos testes laboratoriais
Este produto foi desenvolvido para atender, unicamente às necessidades de uso externo (uso tópico). O perfil de segurança deste produto não será válido caso esta orientação não seja observada (por exemplo, ingestão). Riscos de eventos adversos são esperados caso haja alteração da via de uso preconizada. Categorias de Risco de Fármacos às mulheres grávidas: B (F.D.A.) DERMOMAX pode ser usada em pacientes idosos sem redução da dose. DERMOMAX deve ser usada com cautela em pacientes com mucosas traumatizadas, independentemente da faixa etária ou condição clínica em que se encontram. Deve-se ter cautela na administração do produto em pacientes, intensamente, debilitados, com sepse, doença hepática grave ou insuficiência cardíaca.
INFORME AO MÉDICO OU CIRUGIÃO-DENTISTA O APARECIMENTO DE REAÇÕES INDESEJÁVEIS. INFORME AO MÉDICO OU CIRUGIÃO-DENTISTA SE VOCÊ ESTÁ FAZENDO USO DE ALGUM OUTRO MEDICAMENTO. NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.
MODO DE USO:
Aspecto Físico: DERMOMAX® (lidocaína) é um creme branco amarelado.
Como usar o medicamento: Deve ser aplicada uma camada espessa de DERMOMAX® (lidocaína) creme sobre a pele intacta ou ao redor do corte. Uma única aplicação de DERMOMAX® (lidocaína) creme em crianças com menos de 10 kg não deverá cobrir uma área maior que 100 cm2. Uma única aplicação de DERMOMAX® (lidocaína) creme em crianças pesando entre 10 kg e 20kg não deverá cobrir uma área maior que 200 cm2. Ao se aplicar DERMOMAX® (lidocaína) creme em crianças, deve-se observar cuidadosamente a criança, para evitar a ingestão acidental do medicamento. O intervalo entre as aplicações e a duração do tratamento é a critério médico. Entretanto, adverte-se observar o intervalo mínimo entre as doses, em crianças, que é de 8 horas.
SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
ANTES DE USAR OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.
Reações Adversas: Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: urticária, edema e sensação anormal no local da aplicação. Embora a incidência de reações adversas sistêmicas com DERMOMAX® (lidocaína) creme seja muito baixa, todos os cuidados deverão ser tomados, especialmente quando se aplicar o medicamento sobre áreas extensas e o creme for mantido no local por duas ou mais horas.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA ACEITÁVEIS PARA COMERCIALIZAÇÃO, EFEITOS INDESEJÁVEIS E NÃO CONHECIDOS PODEM OCORRER. NESTE CASO, INFORME SEU MÉDICO.
Conduta em caso de superdose: Aplicação em áreas extensas por mais de 3 horas pode resultar em níveis tóxicos de lidocaína, ocasionando reduções no débito cardíaco, na resistência periférica total e na pressão arterial média. Essas alterações podem ser atribuídas aos efeitos diretos de depressão desses agentes anestésicos locais sobre o sistema cardiovascular.
Cuidados de conservação: O medicamento não deve ser utilizado fora do prazo de validade indicado sob risco de não produzir os efeitos esperados. Desde que sejam observados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta prazo de validade de 24 meses. DERMOMAX® (lidocaína) deve ser armazenado em sua embalagem original até sua total utilização. Manter sempre a bisnaga fechada quando fora de uso. Conservar e
m temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.