Bula para paciente desalex

DESALEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DESALEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DESALEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
DESALEX impede que a histamina (substância causadora da alergia) consiga agir (impedir sua liberação, bloquear sua ação no local da alergia e evitar a inflamação decorrente da resposta alérgica) e assim, combate os sintomas da rinite alérgica intermitente e persistente, da urticária e de outras alergias. DESALEX não provoca sonolência.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO?
DESALEX foi indicado para o alívio dos sintomas associados à rinite alérgica, como: coriza (corrimento nasal), espirros e prurido nasal (coceira no nariz), ardor e prurido ocular (coceira nos olhos), lacrimejamento, prurido do palato (coceira no céu da boca) e tosse. Os sinais e sintomas oculares e nasais são rapidamente aliviados após a administração oral do produto. DESALEX é também indicado para o alívio dos sinais e sintomas de urticária (alergia de pele) e outras alergias da pele.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
– Contraindicações
Não utilize DESALEX se você já teve algum tipo de alergia ou alguma reação incomum a um dos componentes da fórmula do produto.
– Advertências
Não foram observados efeitos sobre a capacidade de conduzir automóveis e de operar máquinas.
Uso durante a Gravidez e Amamentação: como a segurança do uso de DESALEX durante a gravidez ainda não foi comprovada, não deve ser utilizado durante esse período, a não ser que os benefícios potenciais sejam maiores que os riscos potenciais para o feto. DESALEX pode passar para o leite materno. Desse modo, o uso de DESALEX não é recomendado para mulheres que estejam amamentando.
Uso em crianças: a eficácia e a segurança de DESALEX em crianças menores de 6 meses de idade não foram estabelecidas.
Atenção diabéticos: DESALEX Xarope contém açúcar.
DESALEX não contém corantes.

Precauções
Não existem precauções específicas para o uso de DESALEX.

Interações medicamentosas
Não foram observadas interações relevantes com medicamentos. Não houve alteração na distribuição da desloratadina na presença de alimentos ou suco de grapefruit (tipo de fruta cítrica).
DESALEX administrado juntamente com álcool não aumenta os efeitos prejudiciais sobre o desempenho causados pelo álcool.
DESALEX xarope não deve ser utilizado em crianças menores de 6 meses de idade. DESALEX comprimidos não deve ser utilizado em pacientes menores de 12 anos de idade. Informe seu médico ou cirurgião-dentista sobre o aparecimento de reações indesejáveis. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
– Aspecto físico
Verifique se o medicamento que você adquiriu possui as seguintes características: DESALEX Comprimidos é de cor branca ou quase branca, redondo, com as iniciais “SP” em um dos lados e liso no outro. DESALEX Xarope é uma solução incolor.
– Características organolépticas
DESALEX Xarope possui aroma artificial e natural de chicle.
– Dosagem
Em crianças de 6 a 11 meses de idade: 2 mL (1 mg) de DESALEX Xarope uma vez por dia, independentemente da alimentação, para alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica (incluindo rinite alérgica intermitente e persistente) e urticária. Para uso oral.
Em crianças de 1 a 5 anos de idade: 2,5 mL (1,25 mg) de DESALEX Xarope uma vez por dia, independentemente da alimentação, para alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica (incluindo rinite alérgica intermitente e persistente) e urticária. Para uso oral.
Crianças de 6 a 11 anos de idade: 5 mL (2,5 mg) de DESALEX Xarope uma vez por dia, independentemente da alimentação, para alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica (incluindo rinite alérgica intermitente e persistente) e urticária. Para uso oral. Adultos e adolescentes (maior ou igual a 12 anos de idade): um comprimido revestido de 5 mg de DESALEX ou 10 mL (5 mg) de DESALEX Xarope uma vez por dia, independentemente da alimentação, para alívio dos sintomas associados com a rinite alérgica (incluindo rinite alérgica intermitente e persistente) e urticária.
No caso de esquecimento de alguma dose, consulte seu médico.

Como usar
DESALEX é indicado para uso oral e deve ser utilizado de acordo com as instruções do item Dosagem.
Instruções de uso da pipeta e adaptador do frasco:
1. Abrir o frasco do medicamento e desembalar a pipeta dosadora e o adaptador de frasco.
2. Colocar o adaptador no bocal do frasco com firmeza.
3. Adaptar a pipeta dosadora no adaptador de frasco.
4. Virar o frasco e aspirar à medida desejada. Puxar cuidadosamente o êmbolo, medindo a quantidade exata em mL, conforme a posologia recomendada pelo seu médico.
5. Retirar a pipeta dosadora
6. Esvaziar a pipeta lentamente na boca, com a cabeça inclinada para trás.
7. Tampar o frasco sem retirar o adaptador.
8. Lavar bem a pipeta dosadora com água corrente.

Observações: O adaptador e a pipeta dosadora são de uso exclusivo para administração de Desalex por via oral. O manuseio da pipeta dosadora deve ser feito somente por adultos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. DESALEX Comprimidos não pode ser partido ou mastigado.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Junto com os efeitos necessários para seu tratamento, os medicamentos podem causar efeitos não desejados. Apesar de nem todos estes efeitos colaterais ocorrerem, você deve procurar atendimento médico caso algum deles ocorra. As reações adversas mais freqüentes são: fadiga, boca seca e cefaléia (dor de cabeça). Casos raros de reações de alergia (incluindo anafilaxia e erupções cutâneas), taquicardia, palpitações, hiperatividade psicomotora, convulsões, elevações das enzimas hepáticas, hepatite e aumento da bilirrubina também podem ocorrer.
Atenção: este é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, efeitos indesejáveis e não conhecidos podem ocorrer. Neste caso, informe seu médico.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Se você utilizar grande quantidade deste medicamento, evite a provocação de vômitos e a ingestão de alimentos ou bebidas. O mais indicado é procurar um serviço médico, sabendo a quantidade de medicamento tomada e levando a bula do produto.

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
DESALEX Comprimidos deve ser guardado em locais com temperatura entre 2°C e 30°C, protegido da umidade excessiva. DESALEX Xarope deve ser guardado em locais com temperatura máxima de 30°C. O prazo de validade de DESALEX é de 24 meses e se encontra gravado em sua embalagem externa. Em caso de vencimento, não utilize o produto.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.