Advertências desferal

DESFERAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DESFERAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DESFERAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A infusão intravenosa rápida pode provocar hipotensão e choque (ex. flushing, taquicardia,colapso e urticária).Altas doses de DESFERAL, especialmente em pacientes com baixos níveis plasmáticos deferritina, podem levar a transtornos da visão e audição (veja “Reações adversas”). Pacientescom insuficiência renal que recebam diálise de manutenção e tenham baixos níveis de ferritinasão particularmente propensos a reações adversas; sintomas visuais têm sido relatados apósdoses únicas de DESFERAL.
O risco de efeitos colaterais é reduzido, quando se empregaterapia de baixas doses. Se ocorrerem distúrbios visuais ou auditivos, o tratamento comDESFERAL deve ser imediatamente descontinuado. As alterações induzidas por DESFERALsão normalmente reversíveis, se identificadas precocemente. O tratamento com DESFERALpode ser retomado posteriormente com dose reduzida e estrita monitoração das funçõesauditiva e visual.Aproximadamente metade do complexo metálico é excretado através dos rins, em pacientescom acúmulo de ferro e função renal normal. Desta forma, deve-se ter cuidado em pacientescom insuficiência renal grave. Os complexos de ferro e alumínio da desferroxamina sãodialisáveis; em pacientes com insuficiência renal, sua eliminação poderá ser aumentadaatravés de diálise.Pacientes com baixos níveis séricos de ferritina em altas doses de DESFERAL, ou pacientesjovens (menores de três anos no início de tratamento) têm sido associados à observação deretardo no crescimento (veja “Posologia”). O retardo no crescimento associado a dosesexcessivas de DESFERAL, deve ser distingüido do retardo no crescimento de acúmulo deferro.
O retardo no crescimento pelo uso de DESFERAL é raro se a dose for mantida abaixode 40 mg/kg; se o retardo no crescimento tem sido associado a doses acima desse valor, entãoa redução da dose pode resultar em um retorno da velocidade de crescimento, porém, a alturaprevista do adulto não é atingida.A síndrome de angústia respiratória aguda tem sido descrita acompanhando tratamento comdoses i.v. excessivamente altas de DESFERAL em pacientes com intoxicação aguda por ferroe, também, em pacientes talassêmicos. As doses diárias recomendadas não devem portanto serexcedidas.Foi relatado, em pacientes que sofriam de acúmulo de ferro, que DESFERAL aumenta asusceptibilidade a infecções, por exemplo, por Yersinia enterocolitica e Yersiniapseudotuberculosis.
Se um paciente sob tratamento com DESFERAL apresentar febreacompanhada de enterite/enterocolite aguda, dor abdominal difusa ou faringite, o tratamentodeverá ser temporariamente descontinuado, efetuados testes bacteriológicos e iniciadaimediatamente terapia com antibiótico adequado. Quando a infecção ceder, o tratamento comDESFERAL poderá ser reiniciado.Foram relatados casos muito raros de mucormicose, uma infecção aguda por fungos, empacientes que recebem DESFERAL por acúmulo de alumínio e/ou ferro, sendo alguns destesfatais. Se ocorrer algum dos sinais ou sintomas suspeitos, DESFERAL deve ser imediatamentedescontinuado, efetuados testes micológicos e instituído tratamento apropriado. Amucormicose pode ocorrer também em pacientes que não estejam recebendo DESFERAL,indicando que outros fatores determinantes, tais como diabetes mellitus, transtorno doequilíbrio ácido-base, malignidades hematológicas, drogas imunossupressoras oucomprometimento do sistema imunológico, podem exercer influência no desenvolvimentodessa infecção.A excreção do complexo de ferro pode causar coloração marrom-avermelhada na urina.