Características farmacológicas dexalgen

DEXALGEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DEXALGEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DEXALGEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



FARMACODINÂMICA: Dexalgen® (fosfato dissódico de dexametasona, dipirona sódica e hidroxocobalamina) é indicado no tratamento das afecções reumáticas agudas e dos processos nevrálgicos; seu efeito inicia-se logo após a sua aplicação injetável. A dexametasona é um corticoide sintético, com potente ação anti-inflamatória. A ação anti-inflamatória da dexametasona como a dos demais corticoides, parece fundamentar-se principalmente em sua capacidade de inibir a mobilização de neutrófilos e macrófagos para as áreas afetadas. A hidroxocobalamina (Vitamina B12) é indicada no tratamento de dores de origens diversas, geralmente causadas por estados inflamatórios da fibra nervosa.
Estas vitaminas atuam como antineuríticas, estimulando as reações bioquímicas de neutralização de compostos tóxicos acumulados ao nível da fibra nervosa, reconhecidos como responsáveis pelas manifestações dolorosas do próprio nervo. A dipirona por sua vez, dotada de intensa ação analgésica e anti-inflamatória, reforça ação antiálgica dos outros componentes da fórmula, proporcionando alívio ao paciente.