Reações adversas diabecontrol

DIABECONTROL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIABECONTROL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIABECONTROL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A maioria das reações adversas está associada à dose, é transitória e responde bem à redução da dose ou a descontinuação do medicamento. Entretanto, a experiência clínica tem até então demonstrado que, assim como ocorre com outras sulfonilureias, algumas reações adversas associadas à hipersensibilidade podem ser graves, sendo que alguns óbitos foram relatados.

Sistema sanguíneo e linfático: leucopenia, agranulocitose, trombocitopenia, anemia hemolítica, anemia aplática, pancitopenia.

Metabolismo e nutrição: hiponatremia, hipoglicemia, intolerância ao álcool, redução do apetite.

Sistema nervoso: tontura, dor de cabeça.

Gastrintestinal: diarreia, vômito, náusea, distúrbios gastrintestinais.

Hepatobiliar: icterícia colestática.

Pele e tecido subcutâneo: urticária, rash maculopapular, reações de fotossenssibilidade, eritema multiforme, dermatite esfoliativa, prurido, dermatite alérgica, rash.

Congênito, familiar e genético: porfiria não aguda.
Geral: fome.

Laboratorial: teste laboratorial anormal, redução da osmolaridade sanguínea, aumento da osmolaridade urinária.
Distúrbios gastrintestinais tendem a ser relacionados à dose e desaparecem quando a dose é reduzida. Reações dermatológicas podem ser transitórias e podem desaparecer apesar do uso contínuo de clorpropamida. Se as reações persistirem, o medicamento deve ser descontinuado.