Advertências diasec

DIASEC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIASEC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIASEC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O tratamento da diarreia com Diasec (cloridrato de loperamida) é apenas sintomático. Sempre que uma etiologia de base puder ser determinada, um tratamento específico deve ser instituído quando apropriado.
Como nos pacientes com diarreia, a depleção de fluídos e eletrólitos é, em graus variáveis, uma ocorrência habitual, o uso de Diasec (cloridrato de loperamida) não deve, em momento algum, excluir a hidratação oral ou parenteral.
Na diarreia aguda, caso não se obtenha melhora dentro de 48 horas, deve-se suspender a administração de Diasec (cloridrato de loperamida) e procurar atendimento e orientação médica.
Em pacientes com AIDS tratados com Diasec (cloridrato de loperamida) para diarreia, ao primeiro sinal de distensão abdominal, a terapia deve ser interrompida. Têm ocorrido relatos isolados de obstipação com risco aumentado de megacolo tóxico em pacientes com AIDS e colite infecciosa viral ou bacteriana tratados com cloridrato de loperamida. Embora não existam dados farmacocinéticos disponíveis em pacientes com insuficiência hepática, Diasec (cloridrato de loperamida) deve ser utilizado com precaução nestes pacientes devido a redução do metabolismo de primeira passagem. Quando a função hepática estiver alterada, situação em que pode haver sinais de toxicidade para o sistema nervoso central (SNC), a administração de Diasec (cloridrato de loperamida) deve ser muito bem acompanhada.
Foram descritos abuso e má utilização da loperamida, como substituta de opiáceo, em indivíduos com dependência à opiáceos (vide “Superdose”).

Gravidez (Categoria B) e lactação
Diasec (cloridrato de loperamida) deve ser evitado durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre, apesar de efeitos teratogênicos e embriotóxicos não terem sido observados em animais, mesmo com doses comparáveis a 30 vezes a dose terapêutica em humanos. Assim, os benefícios do seu uso devem ser pesados contra os riscos potenciais.
Pequenas quantidades de loperamida podem aparecer no leite humano. Portanto, recomenda-se que Diasec (cloridrato de loperamida) não seja utilizado durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Cansaço, tontura ou sonolência podem ocorrer no conjunto das síndromes diarréicas tratadas com Diasec (cloridrato de loperamida).
Portanto, recomenda-se ter cautela ao dirigir um carro ou operar máquinas.