Posologia de diazepam

DIAZEPAM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIAZEPAM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIAZEPAM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para se obter efeito ótimo, a posologia deve ser individualizada. As doses usuais diárias recomendadas a seguir preenchem as necessidades da maioria dos pacientes, embora existam casos que necessitem doses mais elevadas.
As doses parenterais recomendadas para adultos e adolescentes variam de 2 a 20mg IM ou IV, dependendo do peso corporal, indicação e gravidade dos sintomas. Em algumas indicações (tétano, por exemplo) podem ser necessárias doses mais elevadas.
A administração intravenosa do diazepam deve ser sempre lenta (0,5 – 1mL/ minuto), pois a administração excessivamente rápida pode provocar apneia; instrumental de reanimação deve estar disponível para qualquer eventualidade.

Posologia em indicações específicas:
Anestesiologia:
Pré-medicação: 10 – 20mg IM (crianças: 0,1 – 0,2mg/kg), uma hora antes da indução anestésica.
Indução anestésica: 0,2 – 0,5mg/kg IV.
Sedação basal antes de procedimentos terapêuticos, diagnósticos ou intervenções: 10 – 30mg IV (crianças: 0,1 – 0,2mg/kg).
O melhor método para adaptar a posologia às necessidades de cada paciente consiste em se administrar dose inicial de 5mg (1mL), ou 0,1mg/kg, e doses subsequentes de 2,5mg a cada 30 segundos (ou 0,05mg/kg) até que haja oclusão palpebral.
Ginecologia e obstetrícia:
Eclampsia: Durante a crise convulsiva: 10-20mg IV; doses adicionais segundo as necessidades, por via IV ou gota/gota (até 100mg/ 24 horas).
Tétano: Administrar 0,1 – 0,3mg/kg/IV a intervalos de 1 – 4 horas ou gota/gota (3 – 4mg/kg/24 horas); simultaneamente a mesma dose pode ser administrada por sonda nasogástrica.
Estado de mal epiléptico: Administrar 0,15 – 0,25mg/kg/IV (eventualmente gota/gota). Repetir, se necessário, após 10-15 minutos.
Dose máxima: 3mg/kg/ 24 horas.
Estados de excitação: Ansiedade aguda, agitação motora, delirium tremens, dose inicial de 0,1-0,2mg/kg/IV. Repetir a intervalos de 8 horas até o desaparecimento dos sintomas agudos; a seguir, prosseguir o tratamento por via oral.
Perfusão: O diazepam permanece estável em solução de glicose a 5% ou 10% ou em solução isotônica de cloreto de sódio, desde que se misture rapidamente o conteúdo das ampolas (máximo 4mL) ao volume total de soluto (mínimo 250mL), utilizando a mistura após o preparo.