Bula para paciente diclofenaco resinato

DICLOFENACO RESINATO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DICLOFENACO RESINATO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DICLOFENACO RESINATO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Ação esperada do medicamento: diclofenaco resinato é utilizado no tratamento da dor, inflamação e febre. Este medicamento possui um rápido início de ação, o que o torna particularmente adequado para o tratamento de estados dolorosos e/ou inflamatórios agudos. •
Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30 0C). Proteger da luz.
• Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verificada na embalagem externa do produto. Não use medicamentos com prazo de validade vencido. Pode ser prejudicial a sua saúde.
• Gravidez e lactação: este medicamento somente deve ser administrado durante a gravidez quando o benefício esperado para a mãe for superior ao risco potencial para o feto e somente utilizando-se a menor posologia eficaz. Como outros inibidores da prostaglandina-sintetase, tal orientação aplica-se particularmente aos três últimos meses da gestação. A substância ativa, diclofenaco, passa para o leite materno em quantidades tão pequenas, que não se esperam efeitos indesejáveis no lactente. “Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término e se está amamentando.”
• Cuidados de administração: o frasco deve ser bem agitado antes de usar e durante o gotejamento o frasco deve ser mantido na posição vertical. O diclofenaco resinato não é solúvel em água, sucos de frutas, leite, etc. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
• Reações adversas: este medicamento é geralmente bem tolerado. Porém podem ocorrer ocasionalmente reações desagradáveis, tais como: dor de estômago, náuseas, vômitos, diarreia, má digestão, prisão de ventre, falta de apetite, dor de cabeça, tontura, vermelhidão da pele.
“Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
• Ingestão concomitante com outras substâncias: a ingestão de anti-inflamatórios com álcool, aumenta o potencial de irritação gástrica. Desta forma, recomenda-se não ingerir álcool durante o tratamento.
• Contraindicações e precauções: diclofenaco resinato é contraindicado para pacientes com úlcera gástrica ou intestinal, alergia à substância ativa ou a qualquer outro componente da formulação. Também é contraindicado a pacientes que têm crises de asma, urticária e rinite aguda quando tomam ácido acetilsalicílico ou outras drogas com atividade inibitória da prostaglandina-sintetase. Antes de iniciar o tratamento com este medicamento, informe ao seu médico se tem problemas de estômago e de intestino, suspeita de úlcera, colite ulcerativa, doença de Crohn, doença grave do fígado, doença de rim e de coração. Devem ser feitos exames de sangue durante tratamentos longos. “Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.” O diclofenaco resinato não é indicado para crianças abaixo de 14 anos, com exceção dos casos de artrite juvenil crônica.
• Efeitos sobre a habilidade de dirigir veículos e/ou operar máquinas: pacientes com sintomas de tonturas ou outros distúrbios do sistema nervoso central, incluindo distúrbios da visão após utilização deste medicamento, durante o tratamento não devem dirigir veículos e/ou operar máquinas, pois a habilidade e atenção podem ser prejudicadas.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”