Posologia de dientrin

DIENTRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIENTRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIENTRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



sulfametoxazol+trimetoprima comprimidos e suspensões:
As doses de sulfametoxazol+trimetoprima comprimidos e suspensões devem ser administradas por via oral, pela manhã e à noite, de preferência após uma refeição, e com quantidade suficiente de líquido.
Os frascos das suspensões de sulfametoxazol+trimetoprima devem ser agitados antes da administração.

Posologia
sulfametoxazol+trimetoprima comprimidos e suspensões

Posologia padrão
Crianças abaixo de 12 anos:
Os esquemas abaixo para crianças são aproximadamente equivalentes à dose diária de 6 mg de trimetoprima e 30 mg sulfametoxazol por kg de peso.
Para infecções graves, a dose apresentada para crianças pode aumentar em até 50%.

TABELA 1. DOSE NORMAL PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 12 ANOS DE IDADE

Idade Dose da suspensão a cada 12 horas

6 semanas a
5 meses

2,5 mL
6 meses a 5 anos 5 mL
6 anos a 12 anos 10 mL



Duração do tratamento
Em infecções agudas, sulfametoxazol+trimetoprima deve ser administrado por pelo menos cinco dias, ou até que o paciente esteja assintomático por pelo menos dois dias. Se a melhora clínica não for evidente após sete dias de tratamento, o paciente deve ser reavaliado.

Adultos e crianças a partir de 12 anos:
Dose habitual: 2 comprimidos de sulfametoxazol+trimetoprima ou 20 mL de sulfametoxazol+trimetoprima suspensão a cada 12 horas.
Dose mínima e dose para tratamento prolongado (mais de 14 dias): 1 comprimido de sulfametoxazol+trimetoprima ou 10 mL de sulfametoxazol+trimetoprima suspensão a cada 12 horas.
Dose máxima (casos especialmente graves): 3 comprimidos de sulfametoxazol+trimetoprima ou 30 mL de sulfametoxazol+trimetoprima suspensão a cada 12 horas.
Posologias especiais
a.Cancroide: 2 comprimidos de sulfametoxazol+trimetoprima, duas vezes ao dia. Se não ocorrer cicatrização aparente após sete dias, um curso adicional de sete dias de tratamento deve ser considerado. Entretanto, o médico deve estar ciente de que a falha na resposta pode indicar que a doença é causada por um microrganismo resistente.
b.Gonorreia – Adultos: 5 comprimidos de sulfametoxazol+trimetoprima, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, em um único dia de tratamento.
c.Pacientes em hemodiálise: após administração da dosagem normal, doses de 1/2 ou 1/3 da dosagem original devem ser administradas a cada 24 – 48 horas.
d.Pneumonia por Pneumocystis carinii: Recomenda-se até 20 mg/kg de trimetoprima e 100 mg/kg de sulfametoxazol nas 24 horas (doses iguais, fracionadas a cada seis horas), durante 14 dias.
A tabela seguinte fornece a orientação relativa ao limite superior de dosagem, por peso corpóreo, para pacientes com pneumonia causada pelo Pneumocystis carinii.

Tabela 2. Orientação relativa ao limite superior de dose para pacientes com pneumonia causada pelo Pneumocystis carinii

Peso corporal Dose – a cada 6 horas
Kg

Suspensão
medidas (mL)

Comprimidos
8 1 (5mL)
16 2 (10 mL) 1
24 3 (15 mL) 1 1/2
32 4 (20 mL) 2
40 5 (25 mL) 2 1/2
48 6 (30 mL) 3
64 8 (40 mL) 4
80 10 (50 mL) 5



Para a profilaxia da pneumonia por Pneumocistis carinii, a dose recomendada para adolescentes e adultos é de 1 comprimido de sulfametoxazol+trimetoprima ao dia. A dose ótima para profilaxia não foi estabelecida.
Crianças – profilaxia de pneumonia causada por Pneumocystis carinii.
Para crianças a dose recomendada é de 150 mg/m2/dia TMP com 750 mg/m2/dia SMZ administrados por via oral em doses iguais divididas em duas vezes, durante 3 dias consecutivos por semana. A dose diária total não deve exceder 320 mgdia TMP e 1600 mg SMZ.
A tabela seguinte fornece orientação relativa à dosagem recomendada de acordo com a superfície corpórea, em crianças, para a profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii:

Tabela 3. Orientação relativa à dose recomendada para crianças para a profilaxia da pneumonia causada por Pneumocystis carinii

Superfície corporal Dose- a cada 12 horas
m2 Medidas da suspensão Comprimidos
0,26 1/2 (2,5 mL)
0,53 1 (5 mL) 1/2
1,06 2 (10 mL) 1