Características farmacológicas digoxina

DIGOXINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIGOXINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIGOXINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas:
A DigoxinaR aumenta a contratilidade do miocárdio por atividade direta. Este efeito e proporcional a dose na faixa terapêutica mais baixa, e algum efeito e alcançado mesmo com doses muito baixas. O efeito ocorre ate com o miocárdio normal, embora neste caso não exista nenhum beneficio fisiológico. A ação primaria da digoxina e, especificamente, inibir a adenosina trifosfatase, e desta maneira, inibir a bomba sódio/potássio. A distribuição iônica alterada através da membrana celular resulta em um aumento do afluxo dos íons cálcio e, consequentemente, em um aumento na disponibilidade de cálcio no momento do acoplamento excitação-contração. A potencia da DigoxinaR pode, portanto, ser consideravelmente intensificada quando a concentração de potássio extracelular e baixa; ao passo que o efeito oposto e obtido na condição de hipercalémia.
A DigoxinaR exerce o mesmo efeito de inibição do mecanismo de troca de sódio e potássio nas células do sistema nervoso autônomo, estimulando-as a exercerem atividade cardíaca indireta. Aumentos nos impulsos vagais eferentes resultam na redução do tônus simpático e diminuição da taxa de condução do impulso através dos átrios e do nódulo atrioventricular. Deste modo, o efeito benéfico principal da DigoxinaR e a redução da frequência ventricular.
Mudanças indiretas na contratilidade cardíaca também resultam em mudanças na complacência venosa, induzidas pela atividade autonômica alterada e por estimulação venosa direta. O efeito reciproco entre as atividades direta e indireta governa a resposta circulatória total, que não e idêntica para todos os pacientes. Na presença de certas arritmias supraventriculares, a redução da condução atrioventricular mediada neurogenicamente e maior.
O grau de ativação neuro-hormonal que ocorre em pacientes com falência cardíaca e associado a deterioração clinica e risco aumentado de morte. A digoxina reduz a ativação dos sistema nervoso simpático e do sistema renina-angiotensina, independentemente de sua ação inotrópica, e influencia favoravelmente a sobrevida. Ainda não foi esclarecido se este resultado e alcançado através de efeitos diretos inibitórios simpáticos ou pela ressensibilização do mecanismo barorreflexo.

Propriedades farmacocinéticas:
– Absorção
Apos a administração oral, DigoxinaR e absorvida no estomago e na parte superior do intestino delgado. Quando a digoxina e administrada apos as refeições a taxa de absorção e retardada, mas a quantidade total de digoxina absorvida geralmente não e alterada. Entretanto, quando a refeicao e rica em fibras, a quantidade absorvida de digoxina pode ser menor.
Pela via oral, o inicio do efeito ocorre em 0,5 a 2 horas, alcançando o máximo em 2 a 6 horas. A biodisponibilidade da DigoxinaR administrada por via oral, sob a forma de comprimido e de, aproximadamente, 63% e do elixir pediátrico 75%.

– Distribuição
A distribuição inicial de DigoxinaR do compartimento central para os compartimentos periféricos geralmente leva de 6 a 8 horas. A seguir, a diminuição na concentração plasmática de DigoxinaR ocorre de forma mais gradual, a qual e dependente da eliminação da DigoxinaR pelo corpo. O volume de distribuição e grande (Vdss = 510 L em voluntários sadios) indicando que a DigoxinaR liga-se extensivamente aos tecidos corporais. As concentrações mais elevadas de DigoxinaR são encontradas no coração, fígado e rim. No coração, a media e 30 vezes superior a da circulação sistêmica.
Embora a concentração no musculo esquelético seja muito menor, esta não pode ser ignorada visto que o musculo esquelético representa 40 % do peso total do corpo. Aproximadamente 25% da DigoxinaR plasmática encontra-se ligada as proteínas plasmáticas.

– Metabolismo
Os principais metabolitos da digoxina são diidrodigoxina e digoxigenina.

– Eliminação
A principal via de eliminação e a excreção renal da droga não modificada.
A digoxina e um substrato para a glicoproteina-P. Por ser uma proteína de efluxo localizada na membrana apical dos enterocitos, a glicoproteina-P pode limitar a absorção da digoxina. A glicoproteina-P nos túbulos renais proximais parece ser um importante fator na eliminação renal de digoxina (veja Interações Medicamentosas).
O clearance total da DigoxinaR tem se mostrado estar diretamente relacionado a função renal e, desta forma, a porcentagem de eliminação diária e uma função do clearance de creatinina, o qual, por sua vez, pode ser estimado pela creatinina sérica. Foram encontrados valores de 193 } 25 mL/min e 152 } 24 mL/min para os clearance total e renal da digoxina, respectivamente, em uma população controle saudável
Em um pequeno percentual de indivíduos, a DigoxinaR administrada por via oral e convertida em produtos de redução cárdio-inativos (produtos de redução da DigoxinaR ou PRDs), através de colônias de bactérias do trato gastrintestinal.
Nestes indivíduos, mais de 40% da dose pode ser excretada como PRDs na urina. O clearance renal encontrado para os dois metabolitos principais, diidrodigoxina e digoxigenina foi de 79_13 mL/min e 100 _ 26 mL/min respectivamente. Na maioria dos casos, entretanto, a principal via de eliminação da digoxina e a excreção renal da droga inalterada.
A meia-vida de eliminação terminal da digoxina em pacientes com função renal normal e de 30 a 40 horas.
Considerando que ha uma maior quantidade da droga ligada aos tecidos do que na circulação, a DigoxinaR não e removida do corpo de modo eficaz durante circulação extracorpórea. Além disto, apenas cerca de 3% da dose de DigoxinaR e removida do corpo durante 5 horas de hemodiálise.

Neonatos e crianças acima de 10 anos de idade
O clearance renal da DigoxinaR e menor em recém-nascidos, sendo necessário ajustes de dosagem. Isto e especialmente importante em bebês prematuros, visto que o clearance renal reflete a maturidade da função renal. O clearance da DigoxinaR e de 65,6 } 30 mL/min/1,73m2, aos 3 meses, comparado com somente 32 } 7 mL/min/1,73m2, para recém-nascidos com uma semana de vida. No período logo apos o nascimento, crianças geralmente necessitam de doses proporcionalmente maiores do que os adultos, com base no peso corporal e na área de superfície corporal.

Insuficiência renal
A meia-vida de eliminação terminal da DigoxinaR e maior em pacientes portadores de disfunção renal e em pacientes áuricos, a meia-vida de eliminação terminal pode estar na ordem de 100 horas.