Reações adversas digoxina

DIGOXINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIGOXINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIGOXINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em geral, as reações adversas da DigoxinaR são dose-dependentes, e ocorrem em doses maiores que as necessárias para alcançar o efeito terapêutico. Portanto, reações adversas são menos comuns se a dose da DigoxinaR usada estiver dentro da faixa ou concentração plasmática terapêutica recomendada, e quando ha atenção adequada as outras condições clinicas e medicações concomitantes.
As reações adversas são listadas abaixo por classe do sistema orgânico e frequência. As frequências são definidas como: muito comum (_1/10), comum (_1/100 e <1/10), incomum (_1/1 000 e <1/100), rara (_1/10.000 a <1/1.000) e muito rara (<1/10.000) incluindo relatos isolados. Eventos muito comuns, comuns e incomuns são geralmente determinados a partir de estudos clínicos. A incidência no grupo placebo e levada em conta. Reações adversas identificadas através da farmacovigilância pós-comercialização, são consideradas como raras ou muito raras (incluindo relatos isolados).

Distúrbios do sangue e sistema linfático
Muito raro: trombocitopenia.

Distúrbios nutricionais e do metabolismo
Muito raro: anorexia.

Distúrbios psiquiátricos
Incomum: depressão.
Muito raros: psicose, apatia, confusão.

Distúrbios do sistema nervoso
Comuns: transtornos do SNC, vertigem.
Muito raro: dor de cabeça.

Distúrbios oculares
Comum: distúrbios visuais (visão turva ou amarelada).

Distúrbios cardíacos
Comuns: arritmia, transtornos de condução, bigeminismo, trigeminismo, prolongamento do intervalo PR, bradicardia sinusal.
Muito raros: taquiarritmia supraventricular, taquicardia atrial (com ou sem bloqueio), taquicardia juncional (nodal), arritmia ventricular, contração ventricular prematura, depressão do segmento ST.

Distúrbios gastrintestinais
Comuns: náusea, vômito, diarreia.
Muito raros: isquemia intestinal, necrose intestinal.

Distúrbios da pele
Comuns: rash cutâneo urticariforme ou escarlatiniforme pode ser acompanhado de eosinofilia pronunciada.

Distúrbios do sistema reprodutivo e mamas
Muito raro: ginecomastia pode ocorrer em tratamentos de longa duração.

Distúrbios gerais
Muito raros: fadiga, fraqueza, mal-estar.