Posologia de diminut

DIMINUT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIMINUT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIMINUT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Iniciar o tratamento no primeiro dia de sangramento, administrando um comprimido ao dia durante 21 dias consecutivos, sempre no mesmo horário. Ao término da cartela, realizar pausa de sete dias e, no oitavo dia, reiniciar o tratamento com nova cartela. Realizar o mesmo procedimento nos ciclos subsequentes. Se não ocorrer o sangramento nesse intervalo, deverá ser verificada a possibilidade de gravidez.
DIMINUT® é eficaz a partir do primeiro dia de tratamento se os comprimidos forem tomados a partir do primeiro dia do ciclo, como descrito. Podem ocorrer em casos isolados sangramento por disrupção e spotting, principalmente durante os três primeiros meses de utilização de DIMINUT®, que, geralmente, cessa espontaneamente. A paciente deve, entretanto, continuar o tratamento com DIMINUT® em caso de sangramento irregular. Caso o sangramento persista ou recorra, faz-se necessário diagnóstico apropriado a fim de excluir causas orgânicas.
Também devem ser investigados os sangramentos irregulares quando ocorrerem em vários ciclos consecutivos ou pela primeira vez após uso prolongado de DIMINUT®.
Início de uso: no caso de a paciente não ter utilizado contraceptivo hormonal no mês anterior, a ingestão deverá se iniciar no primeiro dia do ciclo (primeiro dia de sangramento menstrual).
Mudança de outro contraceptivo oral combinado: a paciente deve começar a tomar DIMINUT® preferencialmente no dia posterior à ingestão do último comprimido ativo do contraceptivo anterior ou, no máximo, no dia seguinte ao último dia de pausa ou de ingestão dos comprimidos inativos.
Mudança de método contraceptivo contendo somente progestagênio (minipílula, injeção, implante ou sistema intrauterino – SIU): a paciente pode começar a tomar DIMINUT® em qualquer dia, no caso da minipílula; no dia da retirada do implante ou do SIU ou no dia previsto para a próxima injeção. Nesses casos, é recomendada a utilização adicional de método contraceptivo de barreira nos primeiros sete dias de ingestão.
Após abortamento no primeiro trimestre: DIMINUT® pode ser iniciado imediatamente, sem a necessidade de medidas contraceptivas adicionais.
Após parto ou abortamento no segundo trimestre: após parto ou abortamento no segundo trimestre, a usuária deve ser aconselhada a iniciar o COC no período entre o 21° e o 28° dia após o procedimento. Se começar em período posterior, a usuária deverá ser aconselhada a utilizar adicionalmente um método de barreira nos sete dias iniciais de ingestão. Caso a mulher já tenha tido relação sexual, certificar-se de que não esteja grávida antes de iniciar o uso do COC ou, então, aguardar a primeira menstruação. Deve-se considerar que a administração de contraceptivos orais no período imediatamente após o parto ou abortamento aumenta o risco de ocorrência de doenças tromboembólicas.
Esquecimento de dose: se a paciente esquecer-se de tomar um comprimido no horário habitual, deverá tomá-lo no período de 12 horas subsequentes. Se houver transcorrido menos de 12 horas do horário habitual de ingestão, a proteção contraceptiva não será reduzida. A usuária deve ingerir imediatamente o comprimido esquecido e continuar o restante da cartela no horário habitual. Se houver transcorrido mais de 12 horas, a usuária deverá ingerir imediatamente o comprimido esquecido, mesmo que isso signifique a ingestão simultânea de dois comprimidos. Os comprimidos restantes devem ser tomados no horário habitual. Nesse caso, a proteção contraceptiva pode estar reduzida, devendo ser empregados, adicionalmente, métodos contraceptivos de barreira (por exemplo, diafragma associado a espermicida ou preservativo masculino) por sete dias. Não devem ser utilizados os métodos de ritmo (tabelinha) e da temperatura. A ingestão de DIMINUT® nunca deve ser interrompida por mais de sete dias contínuos. Para que ocorra a supressão adequada do eixo hipotálamo-hipófise-ovário são necessários sete dias ininterruptos de ingestão de DIMINUT®.
Em casos de distúrbios gastrintestinais: se ocorrerem diarreia severa ou vômitos dentro de três a quatro horas após a ingestão de DIMINUT®, as substâncias ativas podem não ter sido absorvidas adequadamente. Deve-se recomendar à paciente que ingira um comprimido adicional de DIMINUT®. Porém, deve-se continuar o tratamento a fim de evitar sangramento prematuro por privação e, adicionalmente, usar um método contraceptivo não hormonal, com exceção dos métodos de ritmo (tabelinha) e da temperatura, até o final do ciclo. Se a disfunção gastrintestinal for prolongada, deve-se considerar a mudança para outro método de contracepção.