Reações adversas dimorf solução oral

DIMORF SOLUÇÃO ORAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de DIMORF SOLUÇÃO ORAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com DIMORF SOLUÇÃO ORAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os maiores riscos com a morfina, assim como com os outros analgésicos opioides são depressão respiratória e, em menor grau, depressão circulatória; parada respiratória, choque e parada cardíaca.
As reações adversas mais frequentemente observadas incluem tontura, vertigem, sedação, náusea, vômito e transpiração. Estes efeitos parecem ser mais observados em pacientes ambulatoriais do que naqueles que não sofrem dor grave. Em tais pacientes, são aconselháveis doses mais baixas. Algumas reações adversas podem ser diminuídas em pacientes ambulatoriais se os mesmos estiverem deitados.
Sistema Nervoso Central: Euforia, desconforto, fraqueza, dor de cabeça, insônia, agitação, desorientação e distúrbios visuais. Gastrintestinal: Boca seca, anorexia, constipação e espasmo do trato biliar. Cardiovascular: Rubor na face, bradicardia, palpitação, desmaio e síncope. Geniturinário: Hesitação ou retenção urinária, efeito antidiurético e redução da libido e/ou impotência. Alérgico: Prurido, urticária, outras erupções cutâneas, edema e raramente urticária hemorrágica.
Tratamento das Reações Adversas mais frequentes:
Constipação: Deve ser estimulado a ingestão hídrica ou de outros líquidos. A administração concomitante de um laxante suave e um estimulante peristáltico junto com o produto pode ser uma medida preventiva efetiva necessária no tratamento dos pacientes com este problema. Se não ocorrer eliminação em 2 dias, deve ser administrado um enema para prevenir a obstrução.
No caso de ocorrer diarreia, o umedecimento em torno da obstrução fecal é uma possível causa que deve ser considerada antes das medidas antidiarreicas.
Náusea e vômito: O uso de fenotiazinas e anti-histamínicos pode ser um tratamento efetivo para a náusea de origem medular e vestibular respectivamente. Entretanto, estas drogas podem potencializar os efeitos colaterais do narcótico ou do produto contra a náusea.
Sonolência (sedação): Uma vez conseguido o controle da dor, a sedação indesejável pode ser minimizada pela titulação da dose para um nível suficiente para manter a dor tolerável ou um estado livre de dor.